Temos ouvido muito sobre a construção do trem de alta velocidade (TAV) no Brasil, que ligará os estados Rio e São Paulo. Fazer o percurso sem ter que pegar a via Dutra (cheia de pedágios), com vários "pardais" e em pouquíssimo tempo, comparado a uma viagem de avião, é sum sonho, certo?
Bom, o governo estipulou o preço teto para a passagem na classe econômica em R$ 260,00. Achou caro? Eu também achei a princípio. Meu primeiro pensamento foi: "Pegar um avião é mais rápido e barato". Mas, se considerarmos o translado casa x aeroporto e aeroporto x destino, sai muito em conta andar no trem de alta velocidade. Além da segurança, tenho certeza que a classe econômica será mais confortável do que aquelas cadeirinhas de avião.
Fiz uns cálculos básicos aqui do volume de investimento necessário para o projeto ficar pronto e quanto os empresários deveriam faturar para balancear as contas, e fiquei MUITO assustado. O retorno, com toda certeza, só virá depois dos 30 anos, mesmo sem saber quantos passageiros poderão ser transportados por ano.
Vamos lá.
O investimento necessário para a construção do TAV está estimado em R$ 34 bilhões;
Considerando que a passagem fique em R$ 260,00 (acredito que ela será menor), os investidores precisarão transportar, apoximadamente, 131 milhões de passageiros para faturar estes R$ 34 bilhões, isto sem considerar os custos fixos e variáveis do processo. Ou seja, o faturamento teria que ser bem maior do que isso para o projeto se pagar;
Se os investidores conseguirem transportar até 10 milhões de passageiros por ano, o que eu acho difícil, levaria 13 anos para se chegar a um faturamento de R$ 34 bilhões. Assustador, né?
O governo dará alguns incentivos aos investidores, e o BNDES vai financiar até 60% do projeto, mas não deixam de ser astronômicos os valores da construção do TAV. Só um grande grupo pra pegar um empreendimento desse.
Imaginem quantas análises não são feitas para se ganhar uma licitação dessas?
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Comentários a parte, o mercado brasileiro está crescendo a um ritmo diferente de outros países, se consolidando como um modelo na administração pública, mesmo com todos os roubos e problemas que conhecemos. Devido a este fato, pequenos investidores, como eu, poderiam aproveitar esse crescimento da econômia pra investir em papéis ligados a infra-estrutura do país. Pra quem tem uma graninha sobrando, e não vai precisar dela pelos próximos cinco anos, deveria arriscar.
Um abraço para todos.
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