sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Lula é uma super estrela. Será?


Saiu uma matéria na BBC Brasil onde a Alemanha rasga elogios ao Lula e ao Brasil. Bons "adjetivos" a parte, acho estranho um país europeu, cujo o povo se acha o último biscoito do pacote, fazer esse tipo de coisa.

Uma coisa é certa, quase ninguém gosta dos EUA. Se a Alemanha está fazendo isso por querer o apoio de alguém que está próximo dos EUA, o Brasil realmente é um forte candidato. Só acho estranho os jornais locais tratarem o Brasil e o Lula como se fossem estrelas que ainda não eram conhecidas.

Confiram a matéria.

Fonte: BBC Brasil

No primeiro dia de sua viagem à Alemanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi tratado como estrela da política internacional em reportagens na imprensa local.

O prestigioso jornal Süddeutsche Zeitung se referiu a Lula como “superstar” em uma reportagem que afirma que o Brasil é festejado sob seu governo, como se só agora o país tivesse sido descoberto pelo resto do mundo.

O texto diz ainda que o presidente brasileiro tem um alto índice de aceitação não somente entre os próprios brasileiros, mas também por parte de políticos de outros países.

O jornal econômico Handelsblatt disse que Lula chega à Alemanha para conversar com a chanceler Angela Merkel "de igual para igual".

No artigo intitulado Lula não vem como pedinte, o periódico afirma que o Brasil é um país desejado pelos investidores, e que a líder alemã corteja, por isso, o país em nome do setor econômico alemão.

‘Milagre econômico’

Já o conservador Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) diz que Lula chega à Alemanha como representante de uma “nova terra do milagre econômico” que “ultrapassou os tremores da crise global com uma velocidade impressionante”.

Na reportagem intitulada Um visitante autoconfiante, o FAZ lembra que as empresas brasileiras estão, em muitos setores, na ponta do que há de melhor internacionalmente e que o “capital estrangeiro tem entrado no Brasil como nunca antes”, o que faz do real “uma das moedas mais fortes do mundo”.

O jornal diz ainda que o Brasil subirá em breve ao grupo das dez maiores economias do planeta.

“Daqui a dez ou 15 anos, deverá ultrapassar países como França e Grã-Bretanha, chegando no quinto lugar.”

1 comentários:

MTúlio disse...

Espero que sim, porém, é ser muito otimosta dizer que vai passar a Alemanha e frança. Acredito que finalmente estejamos começando a tirar o "pé da lama".

Bom blog, informação sempre é útil, ainda mais quando tem qualidade.