quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Educação corporativa no Brasil não tem foco em resultados


Matéria interessante que saiu na Agência USP. O Brasil bem que tentar, mas a educação corporativa ainda não atende a expectativa desejada.

Fonte: Felipe Maeda Camargo - Agência USP - 16/12/2009

Universidades empresariais

A educação corporativa no Brasil ainda está se consolidando e necessita de visão de cadeia de valor. Essa foi uma das principais conclusões da Pesquisa Nacional sobre Práticas e Resultados da Educação Corporativa, trabalho realizado por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, que levantou dados de 54 empresas do País.

Ideia surgida nos Estados Unidos, na década de 1980, a educação corporativa foi desenvolvida por empresas para melhorar seu desempenho, oferecendo cursos tanto para funcionários internos como para as empresas associadas, levando à criação das chamadas universidades empresariais.

Cadeia de valor

Já cadeia de valor, também um dos objetos estudados pela pesquisa da FEA, se refere a todos os agentes envolvidos na produção de um bem em uma organização, que conta desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final.

Desse modo, ao conciliar visão de cadeia de valor com educação corporativa, a empresa otimiza os cursos dados, criando uma rede integrada com os diferentes responsáveis pela venda de um produto.

Como foi concluído pela pesquisa, isso repercute positivamente nas vendas e na produtividade.

Educação corporativa com foco nos resultados

Um exemplo envolvendo educação corporativa e cadeia de valor é quando uma empresa de bebidas decide averiguar quais são os diferenciais necessários para que as pessoas consumam seus produtos.

Ela percebe que os consumidores são exigentes quanto à temperatura da bebida.

Para atender a essa demanda, a empresa decide priorizar a distribuição e a logística para que sua bebida chegue ao consumidor na temperatura ideal. Com essa ideia em mente, a empresa passa a oferecer cursos às empresas afiliadas responsáveis pela distribuição da bebida com a finalidade de oferecer qualificação às pessoas envolvidas neste setor.

Públicos da educação corporativa

A pesquisa da FEA destaca que, no Brasil, a educação corporativa é realizada principalmente por grandes empresas, o que evidencia a necessidade de cursos dispostos às pequenas e médias empresas que se relacionam com essas grandes.

Há, porém, consideravelmente poucas redes integradas e as empresas que exploram a educação corporativa precisam estabelecer critérios claros para prática e avaliação dos cursos.

Marisa Eboli, professora da FEA e coordenadora da pesquisa, justifica que as empresas ainda estão consolidando a educação corporativa. "A grande maioria começa a educação corporativa para as necessidades de formação do público interno, depois amplia para o público externo."

Dados e desafios

A pesquisa envolveu empresas de infraestrutura, industriais, de serviços, do comércio varejista e do financeiro, com capital nacional e estrangeiro. A maioria é do setor industrial ou de serviços (68%), privada (81%), de capital nacional (67%), com atuação internacional (63%), faturamento acima de R$ 1 bilhão (57%) e com mais de mil colaboradores (70%).

Apesar da falta de investimento em cadeia de valor, 59% das empresas gastam mais de 3% da folha de pagamento com educação corporativa. Além disso, na maioria (55,5%), existe um sistema de educação há mais de quatro anos.

Portanto, as empresas estudadas mostram interesse em investir no sistema, que contém vários desdobramentos estratégicos para elas, como alinhamento e inserção na cultura, integração com as demais áreas da empresa, modelo de governança, internacionalização da educação corporativa e mensuração e avaliação de resultados.

Dos desafios apontados pela pesquisa, além do acesso irrestrito a todos os públicos (internos e externos), são listados: conscientização e participação das lideranças em todo o processo da educação corporativa, integração entre ações da educação corporativa e as demais áreas da empresa e apropriada mensuração e avaliação dos resultados obtidos.

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