terça-feira, 8 de dezembro de 2009

E o Google lança seus tentáculos novamente


Por essa eu já esperava. Finalmente o Google lança a tão sonhada "pesquisa em tempo real". Bom, mas porque as aspas? Coloquei as aspas por ainda não considerar o atual modelo uma pesquisa em tempo real. O Google, na verdade, está associando as diversas redes sociais ao seu serviço, como se fosse um feed. Desta forma, temos condições de saber exatamente o que está acontecendo nestas comunidades naquele momento. Isto, obviamente, não deixa de ser uma pesquisa em tempo real, mas ainda exclui aqueles que não fazem parte de nenhuma rede social.

Creio que isto seja apenas uma prévia do que está por vir. E alguém duvida que no futuro saberemos exatamente o que qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, está digitando neste exato momento? Eu já sei a resposta.

Confiram a matéria...

Fonte: Portal Exame

SÃO PAULO – O fim de ano está agitado em Mountain View, sede do Google. A companhia anunciou há pouco mais uma novidade para seu serviço de busca: a aguardada pesquisa em tempo real.

Como Larry Page, um dos co-fundadores do Google, já havia previsto em maio deste ano, a ‘busca ao vivo’ é inspirada nos moldes da pesquisa do Twitter – incluindo uma “linha do tempo” indicadora.

A partir dos próximos dias, os resultados de consultas incluirão, no topo da página, uma lista atualizada constantemente com os conteúdos recém subidos de Yahoo! Respostas, Facebook, MySpace e, claro, o próprio Twitter.

Conforme as páginas relacionadas ao termo pesquisado vão recebendo novos conteúdos, a lista é atualizada. Se o usuário quiser parar esta função e voltar à busca estática, basta clicar no botão “Pausa”.

Os últimos resultados também englobam notícias e blogs, que podem ser filtrados ao clicar dentro das opções da lista. Deste modo, o usuário que quiser receber atualizações apenas de FriendFeed e Twitter, por exemplo, poderá assim fazer.

O Google fechou parceria com todos os sites e redes sociais citadas, com a restrição de exibir apenas conteúdos públicos, livres de qualquer proteção de privacidade. Nesta primeira fase do projeto, a busca em tempo real estará disponível apenas para conteúdos em inglês.
A pesquisa com atualizações instantâneas também valerá para celulares com sistema operacional Android e iPhone, segundo o Google.

Nos últimos 67 dias, a companhia anunciou 33 inovações no serviço de busca, de acordo com Marissa Meyer, vice-presidente de buscas e experiência do usuário do Google.


0 comentários: