quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Universidade Aberta do Brasil


No post anterior comentei, por alto, sobre o curso de extensão da UFF, que estou começando, e sobre a UAB (Universidade Aberta do Brasil). Conforme o prometido, vou explicar melhor do que se trata a UAB.

Confesso que não conhecia a Universidade Aberta do Brasil, até ter assistido a aula inaugural do curso de empreendedorismo e inovação da UFF. Aliás, nem da abertuda do concurso, na época, eu estava sabendo. Um amigo aqui da empresa me chamou para prestar o vestibular faltando apenas 30 minutos para o encerramento das inscrições. Eu fiz, não estudei e, voila, acabei passando.

"O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) não propõe a criação de uma nova instituição de ensino, mas sim, a articulação das já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos." (Retirado do site do ministério da educação).

Ou seja, a idéia é aprimorar o uso da educação a distância através do uso de instituições já conceituadas no nosso país. Várias delas aderiram à UAB, trazendo aprendizado e benefícios para diversas pessoas. Confesso que tinha receios quanto a qualidade do ensino a distância, mas assistindo a aula inaugural do curso da UFF, fiquei espantado com a estrutura e organização, além da seriedade e capacitação dos profissionais envolvidos.

É fato que estudar a distância exige disciplina, pois você não terá aquela cobrança da sala de aula. Entretanto, com a internet disponível nos pólos das instituições conveniadas ou em casa, é possível assistir videos, baixar material e tirar dúvidas em tempo real com os tutores. Apesar do curso ser considerado a distância, somente 40% da nota refere-se a este tipo de atividade. Os outros 60% são compostos por provas, trabalhos e presença, ou seja, o curso é semipresencial.

Vocês não tem idéia do quanto estou entusiasmado. Ao pegar a estrutura do curso de empreendedorismo e inovação, e conferir o primeiro material recebido, constatei de que comecei um curso que vai me ajudar muito no futuro. Ele dará toda a base de que preciso para montar o meu próprio negócio um dia.

Para quem não conhece a UAB, as universidades conveniadas e os cursos oferecidos, visitem o site da Universidade Aberta do Brasil. Tem cursos de graduação, pós-graduação e de extensão. Sendo este último o meu caso.

Para quem tem dúvidas se o diploma é válido ou equivalente, segue:

"Alunos formados em cursos de graduação, na modalidade a distância, terão direito a diploma equivalente ao dos cursos de graduação presenciais, sendo ele emitido pela IES ofertante do curso. Tal fato é previsto no decreto presidencial nº 5.622 assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de dezembro de 2005."

_________________________________________

Ps: Caso seja possível - irei verificar se não há problemas com direitos autorais - compartilharei o material que recebi do curso aqui com vocês. É muito interessante...

Um grande abraço para todos...


0 comentários: