segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Administrar uma empresa é mais difícil do que pensei


Não sei se todos que me visitam sabem, mas estou participando do Desafio Sebrae com mais quatro amigos da faculdade. O Desafio Sebrae, conforme já disse aqui, é um jogo de empresas voltado para estudantes.

O desafio deste ano é administrar uma empresa de brinquedos. E que desafio... Eu e meus amigos fizemos um estudo minucioso do mercado, com as poucas informações que tinhamos disponível no início do jogo. Daí veio a primeira decisão: qual o tamanho da empresa?

Os números nos diziam que o mercado absorveria uma empresa grande, caso comprássemos uma, mas o medo de investir pesado e não ter retorno falou mais alto. Resolvemos comprar uma empresa pequena. Ok! Até aí tudo bem. Entretanto, quando o jogo começou, vimos que deveríamos ter confiado na nossa análise. O mercado estava realmente aquecido e conseguíamos vender tudo que produzíamos, mas infelizmente nossa capacidade não superava nossos concorrentes. Administramos bem a empresa, mas não chegamos na frente.

Daí eu já tiro a primeira lição: se você fez uma análise bem feita, tenha coragem de assumir riscos. Confie em você.

Fomos a única empresa pequena a sobreviver até as finais da primeira fase. Infelizmente, não conseguimos chegar nas duas primeiras colocações, caímos na repescagem. Na vida real isso não aconteceria, né? Se fosse de verdade a gente estaria fora do mercado.

Nesta segunda fase estamos mais conscientes das coisas. Caímos na chave de empresas que tem a mesma capacidade que a gente. Começamos a nos preocupar com a nossa eficiência e o controle dos gastos, estamos bem melhor do que no início do jogo. Resultado: na primeira decisão que tomamos já saímos na frente. Hoje somos o primeiro lugar da repescagem. Se continuarmos mantendo o ritmo, quem sabe não cheguemos às finais do estadual?

Administrar uma empresa não é brincadeira. Nunca pensei que tivessem tantas variáveis a serem consideradas. São tantos número que ficamos loucos. O pior é não saber o que a concorrência tá aprontando. Que preço colocar? Quanto investir em treinamento? E o marketing? Vale a pena investir de cara em pesquisa e desenvolvimento? É importante deixar uma parte dos lucros para uma ação social logo no início da empresa? Quem contratar? Quanto gastar com manutenção?

Ainda bem que é só um jogo. Por enquanto...


Torçam por mim.

1 comentários:

Marco Túlio disse...

Olá,

Ainda me lembro das três edições do DS que participei, agora não estou mais na faculdade, portanto não posso mais concorrer. É dificil sim, e ao contrário de muitos outros jogos de negócio, não existe nada que possamos tomar como base para criar uma regra constante, isto é o melhor. Como dica posso dizer, não adienta investir pouco e ficar sobrando dinheiro, gaste tudo e arrisque, tanto faz ser o 3 quanto o último do grupo,o retorno é diretamente proporcional ao risco.

Flw