Já postei umas duas vezes aqui sobre isso, mas o negócio não andava. Bom, dessa vez o Lula afirmou que até a próxima segunda-feira, 31/08/09, sai a divulgação do novo marco regulatório.
Atualmente, 29% dos reservatórios do pré-sal encontram-se licitados, ou seja, com contratos já fechados. O novo marco regulatório será apenas para os 71% restantes.
Ainda, segundo um acessor do presidência, os recursos provenientes da exploração do pré-sal irão para um fundo social, mas somente a parte que cabe à União destes 71%.
E aonde fica a Petrobras nisso tudo?
A FUP (Federação Única dos Petroleiros) tem lutado arduamente para que a Petrobras volte a ser uma empresa 100% estatal, baseada em alguns pontos da lei 2004/53, que criou a petrobras e estabeleceu o monopólio da união.
Eu, particularmente, não sei se a reestatização seria a melhor solução. Entretanto, é fato que o Brasil deve estar bastante atento com o que será feito com essa riqueza que possuímos. O dinheiro precisa, urgentemente, ser usado para a educação, infraestrutura e tecnologia, que são pontos chaves para um crescimento econômico sustentável.
Vamos ver no que isso tudo vai dar.
0 comentários:
Postar um comentário