segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lula autoriza o Minitério Público a taxar o capital estrangeiro


A fonte é do jornal Estado de São Paulo.

Não sei se já é verdade, mas se isso acontecer a bolsa pode sofrer um reajuste. Quem já está dentro não sofrerá taxação, mas quem quiser entrar, se a medida realmente for aprovada, deve se segurar. Com essa onda de alta que tem rolado, eu estou rindo a toa. Minha carteira já está beirando os 30% de rendimento em menos de 1 ano.

Sem querer ser egoísta, essa desvalorização do dólar frente ao real faz com que nosso exportadores percam a competitividade lá fora. Aí ficamos nessa, o que é bom para o Brasil, dólar bem baixo e estrangeiros na bolsa ou dólar controlado e exportadores competindo lá fora e trazendo riqueza pro país? A verdade é que grande parte desse capital estrangeiro é especulativo. Nossas taxas de juros são mais altas do que a média mundial, o que nos torna atrativo para eles. Enfim, deem uma olhada na matéria do Estado de São Paulo:


"SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinal verde para a edição de uma medida provisória para a taxação do capital estrangeiro no país, afirma reportagem publicada neste sábado pelo Jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com o jornal, o nível de taxação será de acordo com o tempo em que os recursos permanecerem no país. Quanto menos tempo o dinheiro ficar, maior será a taxação, segundo a Folha.

A medida deve ser anunciada no início da próxima semana e também englobará os investimentos no mercado de ações, disse o jornal.

Na sexta-feira, durante visita a Pernambuco, onde participou de evento sobre a transposição do rio São Francisco, Lula disse a jornalistas que não havia previsão de taxar o capital estrangeiro.

"Essa coisa de economia a gente não pode falar. Estou há três dias viajando. Vou voltar no final de semana e não tem nenhuma previsão de a gente fazer qualquer taxação em lugar nenhum", disse o presidente na ocasião.

As declarações de Lula foram uma resposta a uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo na sexta-feira, que afirmava que o governo estuda retomar a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o capital estrangeiro como forma de segurar a valorização do real."

1 comentários:

Natália Magalhães disse...

Quero explicações sobre isso, ok?