sexta-feira, 2 de outubro de 2009

02/10/09 - Euforia no mercado. O Brasil sediará a próxima Olimpíada


Hoje o Brasil está eufórico. As rodadas de votação para ver qual país sediaria a Olimpíada pareciam até o anúncio das notas das escolas de samba. O Rio de Janeiro (cidade escolhida pelo Brasil) perdeu a primeira rodada, mas se recuperou nas seguintes, levando para casa a chance de sediar uma Olimpíada. Chegou a vez da América do Sul. Sim, somos o primeiro país da América do Sul a sediar uma Olimpíada, o maior evento esportivo do mundo . Entre os concorrentes do Brasil concorrentes estavam Chicago (EUA), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha).

Foto de divulgação da LUMO Arquitetos. Olhem como ficará o Maracanã:





Bonito, né? Porém, mais bonito ainda foi o mercado hoje. A euforia por conta das Olimpíadas já está mexendo com os brios de muita gente. Papéis de diversas áreas subiram como um foguete. A rede de hotéis Othon, por exemplo, subiu 177%. O setor de construção civil em peso teve uma média de alta acima de 3%. Hoje muita gente está rindo a toa. Entretanto, não podemos esquecer que temos uma jornada pela frente. Pra quem acha que 7 anos é muito tempo até a Olimpíada, está muito enganado. Trabalho com a coordenação de planejamento de paradas de produção na Petrobras e o prazo para a execução de um projeto é de 2 anos. Sim! Dois anos. Uma parada de produção, entretanto, não se compara a magnitude das obras que deverão acontecer para que a Olimpíada seja possível. O Brasil, segundo a mídia, deve gastar no mínimo R$14 bilhões para executar os projetos previstos. Empregos serão criados, oportunidades irão aparecer e quem souber investir nos papéis certos, terá um ótimo retorno.

Se tudo correr bem, quando acabarem as Olimpíadas, o Rio de Janeiro terá instalações e serviços de primeira linha. E a população sai ganhando. Só espero que os próximos governos que virem pela frente saibam administrar isso tudo. O fato de sediar uma Olimpíada é um chamariz enorme pra gente. Se o Brasil hoje vem sendo a queridinha de muitos investidores, imaginem só depois das Olimpíadas. Estamos vivendo momentos maravilhosos, a não ser pela crise, que ainda não foi embora.

Amigos e visitantes, acreditem no país e invistam. Oportunidades como as que estamos tendo, não aparecem toda hora. Aliás, tem gente que já investe há muitos anos e ainda não viu o que está vendo.

Um abraço para todos...

1 comentários:

Andrea disse...

Victinhu

Seu blog é muito super interessante. Eu sou um pouco suspeita para te fazer elogios, pois estou ao seu lado todos os dias e todos os dias me surpreendo com sua capacidade de aprender, ensinar e, principalmente conquistar a todos com a sua inteligência.

Bjo
Andréa