quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Stanley Druckenmiller - Grandes Investidores que bateram o Standard & Poor´s 500 ao longo do tempo (Post 3)


Seguindo com a nossa série "Grandes investidores que bateram o Standard & Poor´s 500 ao longo do tempo", vamos agora com o terceiro post sobre outra lenda dos mercados, Stanley Druckenmiller.



















Nome: Stanley Freeman Druckenmiller

Nascimento: 14/06/1953 (61 anos) - Pittsburgh, Pennsylvania, USA

Nacionalidade: Americano


Stanley Druckenmiller é um ex-gerente de fundo hedge e também ex-gestor do famoso fundo de George Soros e Jim rogers, o Quantum Fund.

Muitos já devem ter ouvido falar da famosa quarta-feira negra, que aconteceu em 16 de setembro de 1992, quando a Inglaterra foi obrigada a tirar a libra esterlina do sistema de controle de taxa das moedas na Europa devido a mesma ter chegado a um valor abaixo do mínimo acordado. Tal problema foi atribuído ao investidor George Soros, dono do Quantum Fund, que na oportunidades apostava contra essa queda e saiu lucrando 1 bilhão de dólares em apenas um dia. O que pouca gente sabe é que o cérebro por trás dessa manobra foi o de Druckenmiller.

Druckenmiller é Bacharel em Economia pela Bowdoin College e largou seu programa de 3 anos de doutorado no 2º ano para iniciar sua carreira como analista na área de petróleo do banco de Pittsburg em 1977. Em apenas 1 ano, Druckenmiller se tornou o analista chefe da área de análises de ações do banco e em 1981 fundou o seu próprio fundo, o Duquesne Capital Management.

Entre 1981 e 1986 Stanley Druckenmiller ainda chegou a pegar um emprego como gestor de um fundo chamado Dreyfus e, finalmente, em 1988, foi contratado por George Soros para ajudar na administração do Quantum Fund.

Durante 12 anos Druckenmiller administrou o Quantum Fund com muito sucesso, conseguindo, junto com Jim Rogers e Soros, rendimentos entre 20% e 30% mais altos do que o S&P 500. Nesse tempo ele ainda cuidava do seu fundo de investimentos Duquesne em paralelo.

Após o Quantum Fund ter tido algumas perdas com ações de tecnologia em 2000, Druckenmiller decidiu sair da gestão do Quantum Fund para se dedicar 100% ao seu fundo de gestão pessoal. Ele ainda ficou cuidando da gestão do seu fundo por 10 anos, quando em 18 de Agosto de 2010, segundo o Bloomberg News, anunciou o fechamento do seu fundo.

Existem relatos de amigos que dizem que Druckenmiller era uma pessoa extremamente competitiva. Quando o mesmo parou de conseguir resultados que para ele não eram satisfatórios, decidiu que tava na hora de fechar o seu fundo Duquesne. Nas palavras do próprio Druckenmiller, chegava uma hora que administrar tanto dinheiro fazia com que ele ficasse emocionalmente estressado por resultados, dificultando o atingimento dos padrões estabelecidos por ele mesmo para atendimento ao cliente.

Se é verdade o que ele disse eu não sei, mas o fato é que ele saiu por cima, e também na hora certa. Quem investe há muito tempo sabe muito bem que desde a crise de 2008 está extremamente complicado fazer dinheiro nos mercados, principalmente o brasileiro.

Assim como outros grandes investidores, Druckenmiller vem trabalhando com Filantropia, e em 2009 foi o Americano que fez a maior doação naquele ano. Seus investimentos já foram para a área de educação, saúde e atendeu a outros pequenos projetos.

Questionado no passado se voltaria a investir e administrar fortunas, Druckenmiller afirmou que não mais o dinheiro de outras pessoas, mas que ainda cuidaria de parte da sua riqueza como Hobby.

E aí, curtiu mais esse investidor? Com certeza uma outra lenda viva dos mercados. E para quem ainda quer saber mais um pouco, sugiro pesquisar por um livro que foi escrito sobre ele, The new market wizards. Só não posto o link aqui para download porque uma vez fui advertido devido aos direitos de copright, mas se vocês pesquisarem com certeza ainda vão entrar links válidos para baixar o livro na internet.

Espero que tenham curtido. E não deixem de comentar se quiserem saber mais ou dar sugestões.
______

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Stanley_Druckenmiller

http://en.wikipedia.org/wiki/Black_Wednesday

http://www.quantumamc.com/

http://www.insidermonkey.com/hedge-fund/duquesne+capital/295/

http://www.bloomberg.com/news/2010-08-18/druckenmiller-calls-it-quits-after-30-years-as-hedge-fund-job-gets-tougher.html

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2904200020.htm

http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/gestor-fundos-hedge-quarta-feira-negra-encerra-carreira-589390

3 comentários:

Tamara Zonta disse...

Empreender? Me chamou a atenção e muito. Grande investidor e baita história. Interessante essa transição de competidor radical para a dedicar-se a trabalhos filantrópicos. Sempre aprendendo muito contigo Victor! :)

Tamara Zonta disse...

Empreender? Me chamou a atenção e muito. Grande investidor e baita história. Interessante essa transição de competidor radical para a dedicar-se a trabalhos filantrópicos. Sempre aprendendo muito contigo Victor! :)

Victor Ventura disse...

Um prazer receber sua visita, Tamara. Continua visitando o blog e acompanhe a série sobre grandes investidores. Como sei que você curte essas coisas, tenho certeza que vai adorar os próximos posts.

Um abraço!!!