segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Série: Grandes Investidores que bateram o Standard & Poor´s 500 ao longo do tempo


A partir de hoje começo algo que me dá muito prazer: falar sobre pessoas excepcionais que de alguma forma foram destaque em suas áreas. E como gosto muito de investimentos, estou lançando a série "Grandes Investidores que bateram o Standard & Poor´s 500 (S&P 500) ao longo do tempo". Estou super animado para pesquisar e escrever sobre os investidores e espero que vocês curtam.

A série de verdade começará no próximo post, mas antes disso quero que prestem atenção na imagem abaixo:


Peguei esse gráfico no site do Business Insider, onde o destaque do artigo era o grande investidor Warren Buffet, que atualmente é o investidor que detém o maior recorde da história batendo o S&P 500. Além dele, temos vários outros, que apesar de não terem batido o S&P 500 por tanto tempo, conseguiram margens altíssimas de retorno. É simplesmente inacreditável o que esses caras conseguiram fazer.

Antes de seguir com a nossa série, porém, tem que ficar claro um conceito do gráfico acima. No eixo "X" temos o número de anos dos investimentos. Já no eixo "Y" temos o Excess Return. E o que seria Excess Return? Em tradução literal é o retorno do investimento excedente. Mas aí vem a segunda pergunta, excedente sobre o que? A resposta correta é o valor excedente sobre o S&P 500. 

Somente para o conceito ficar totalmente claro, se o S&P 500 em determinado ano tivesse um retorno de 10% e um investidor qualquer tivesse feito 15% sobre os investimentos dele, seu Excess Return seria 15% (Carteira do Investidor) - 10% (S&P 500) = 5% (Excess Return).

Quem leu o post passado sobre o resultado dos meus investimentos deve ter percebido que o meu Excess Return sobre o Ibovespa não é lá essas coisas. E olha que estou falando de apenas um ano. É uma tarefa extremamente árdua bater o mercado. Agora imagine você bater o mercado por 40-50 anos consecutivos. É um feito para poucos. Assim como tivemos Einstein para a física e Leonardo Da Vinci para as artes e outras ciências, temos esses investidores do gráfico para os investimentos.

Não deixem de visitar o blog para acompanhar os futuros posts sobre esses grandes homens. Ficarei grato se você quiser colaborar com comentários ou sugestões. Terei o maior prazer em responder.

Grande abraço!

0 comentários: