quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Joel Greenblatt - Grandes Investidores que bateram o Standard & Poor´s 500 ao longo do tempo (Post 2)


No post passado escrevi um pouco sobre Jim Rogers, ex-sócio de George Soros e uma lenda em investimentos. Continuando a nossa série sobre grandes investidores que bateram o S&P 500 ao longo do tempo, escrevo agora sobre outro investidor bem famoso, Joel Greenblat.





Nome: Joel Greenblatt

Nascimento: 13/12/1957 (56 anos) - Great Neck, New York, USA

Nacionalidade: Americano







Joel Grenblatt é acadêmico, gerente de fundo hedge, investidor e escritor. Também é professor adjunto na escola de negócios da universidade de Columbia e filantropo. Assim como Jim Rogers, conseguiu o feito de bater, durante vários anos, o S&P 500 através do seu fundo de investimentos Gotham Capital.

Particularmente, não consegui encontrar tantas informações assim sobre Joel Grenblatt na internet, muito menos li algum de seus livros, mas em uma pesquisa expedita pude perceber que grande parte do que a mídia diz sobre Greenblatt está relacionada à sua famosa "Fórmula Mágica".

A fórmula mágica de Greenblatt aparece no livro que ele escreveu chamado. "The Little Book That Beats the Market. Hoboken, NJ". No Brasil o livro foi traduzido como, "Mercado de ações ao seu alcance".

Confesso que estou bastante curioso para ler o livro, mas, pelo que pesquisei, a sua fórmula parece bem simples. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em Matemática e que se disponha a fazer uma pesquisa, pode aplicar a mesma fórmula usada por esse grande investidor.

Seus princípios parecem ter sido baseados nas ideias de Graham e Dodd, grandes ídolos de Warren Buffet, então podemos dizer que Joel Grennblatt é um investidor de valor. Ele procura boas empresas que estejam sub-avaliadas e investe nas mesmas buscando retorno no longo prazo.

Greenblatt e sua fórmula mágica bateram o mercado por mais de 15 anos consecutivos a uma média de 30% a.a. É simplesmente incrível o quanto o seu dinheiro se multiplicaria se você conseguisse retorno como esses. Para os curiosos de plantão, segue abaixo o método utilizado por Grennblatt para a seleção de ações:


  • Estabelecer um mínimo de valor de mercado para as empresas (Geralmente maior do que $50 milhões);
  • Excluir empresas de infraestrutura/serviços públicos (Isso inclui as elétricas) e financeiras;
  • Excluir ADR´s/Empresas estrangeiras;
  • Determinar o ROE (lucro líquido sobre patrimônio líquido) das empresas;
  • Determinar o P/L (preço da ação dividido pelo lucro líquido por ação) das empresas;
  • Montar o rank das empresas por ROE e o rank por P/L;
  • Após montar os ranks, somar as posições, exemplo: se uma empresa ficou em segundo no ROE e em terceiro no P/L, 2 + 3 = 5. A posição dela no rank principal é a quinta posição;
  • Após rankear as empresas, investir entre 20 e 30 empresas do rank ao longo de 12 meses, comprando 2-3 empresas por mês;
  • Rebalancear o portfólio uma vez ao ano, vendendo as ações perdedoras uma semana antes do fechamento do ano e as vencedoras uma semana depois do fechamento do ano;
  • Continuar todo processo acima por um período longo (5-10 anos);
Simples demais para ser verdade? Bom, ao menos é isso que Joel Greenblatt parece vender em seus livros. Com esse estratégia ele diz ter feito bastante sucesso. Todavia, como sempre temos que questionar as coisas, e nada nesse mundo é perfeito, alguns investidores, estudantes e entusiastas têm testado a fórmula de Greenblatt e questionado os resultados. Achei alguns blogs (vide fontes ao final do post) gringos que não conseguiram nem de perto os mesmos rendimentos de Joel Greenblatt, mesmo aplicando a sua teoria a risca.

Deixo abaixo a tabela de um dos blogs (http://www.alphaarchitect.com/blog/2011/06/909/#.VD_SpWddV1E) que li e testaram a teoria e não conseguiram o mesmo resultado:


A última coluna foi retirada do livro de Greenblatt e a segunda coluna é a teoria testada por um professor e investidor americano. Vejam que quando o investidor aplicou a fórmula conseguiu um resultado levemente superior ao S&P 500, enquanto os resultados do livro são bem superiores.

Será esse método uma farsa? A minha opinião, como um apaixonado por investimentos, histórias de sucessos e empreendedores, é um enfático NÃO! Se você me perguntar o porquê, eu respondo. Acho que não existe teoria perfeita. Aliás, nada é perfeito. É impossível você prever os resultados de um mercado com tantas pessoas investindo ao mesmo tempo, mas acredito, sim, em metodologias que possam superar as expectativas na maior parte do tempo. E essas metodologias ou estratégias, chame como quiser, são baseadas na sua experiências como investidor. O que funciona para você pode não funcionar para uma outra pessoa. Nem de longe eu sei como as pessoas que criticaram o método as aplicaram, mas tenho certeza que o timing, o momento de saída e entrada, dentre outros vários fatores, influenciaram no resultado final. É fato que muito do resultado que Joel Greenblatt teve deve-se à sua experiência como investidor e não só ao seu método.

Esteja eu certo ou errado, acredito que Greenblatt tenha tentado colocar de forma simples no papel uma metodologia que funciona e que é acessível ao público de uma forma geral. Talvez eu seja sempre muito positivo com relação as coisas e as pessoas, mas é o meu jeito. Não consigo enxergar de outra maneira. O fato é que Joel Greenblatt realmente é um grande investidor. Sua empresa continua bem posicionada e respeitada e não tenho dúvidas que ele contribuiu e ainda vai contribuir muito em sua vida.

Tem alguns brasileiros que já brincaram com a fórmula mágica e fizeram algumas simulações por aqui. E aí, será que funciona? Você apostaria no método? Eu acho que não custa nada tentar.

Grande abraço e aguardem os próximos posts. Ainda tem muito investidor interessante para colocarmos aqui no blog.


_____

Fontes:










0 comentários: