terça-feira, 14 de outubro de 2014

Jim Rogers - Grandes Investidores que bateram o Standard & Poor´s 500 ao longo do tempo


É com satisfação que vos lhe apresento o primeiro grande investidor da série "Grandes Investidores que bateram o Standard & Poor´s 500 ao longo do tempo": Jim Rogers.


Nome: James Beeland Rogers, Jr.

Nascimento: 19/10/1942 (71 anos) - Baltimore, Maryland, USA

Nacionalidade: Americano






Jim Rogers é, provavelmente, um dos mais exímios investidores ainda vivos. Ao lado de George Soros, outro mega investidor que irá aparecer futuramente nessa série, criou e gerenciou um dos fundos mais rentáveis da história, o Quantum Fund.

Jim e Soros se conheceram quando eles trabalharam no banco de investimentos Arnhold and S. Bleichroder. Apesar de ainda não ter lido nenhuma biografia do Jim Rogers, tenho quase certeza que a afinidade dos dois tem relação com a Filosofia. 

Jim Rogers se formou inicialmente em história, mas posteriormente se graduou em Filosofia também. Já George Soros, é um economista que diz não ser um investidor, mas sim um filósofo, pois criou uma teoria chamada de "Teoria da Reflexividade" e em diversas oportunidades comentou que usa este conceito para investir, inclusive tendo escrito livros sobre isso. Um livro que considero de linguagem acessível, onde George Soros fala sobre um pouco de sua teoria, é o "O novo paradigma para os mercados financeiros".

Juntos, Rogers e Soros, bateram recordes atrás de recordes de valorização com o seu fundo. Em pouco mais de 10 anos o fundo dos dois rendeu incríveis 4200%, enquanto o S&P subiu apenas 47%. E aí, está bom para vocês? Nessa brincadeira, Jim Rogers fez mais de 30% ao ano sobre o S&P 500 (Excess Return). Quem lembra do gráfico do post anterior? Olha ele lá em cima do lado esquerdo no gráfico.



Após este período juntos, Jim Rogers resolveu se aposentar (nesse momento já era muito rico, claro) e ir rodar o mundo em cima de uma motocicleta. Essa brincadeira durou pouco mais de 3 anos e ele rodou nada mais nada menos do que 245.000 km. Tal feito foi parar no Guinnes Book e está um pouco melhor descrito no site do autor do feito: http://www.jimrogers.com/

No site do Rogers vocês também podem encontrar os livros que ele escreveu, além de links de videos para o Youtube e a agenda de eventos em que ele participa.

Em 2007, Jim Rogers decidiu se mudar para Singapura, onde vive atualmente com a família. Quando questionado do porquê desta mudança, a resposta foi de que a Ásia vive um boom e tem bastante oportunidades de investimentos. Suas filhas, inclusive, já estão estudando mandarim. 

Vejam que frase bacana do Jim Rogers:

"If you were smart in 1807 you moved to London, if you were smart in 1907 you moved to New York City, and if you are smart in 2007 you move to Asia"

Traduzindo, "Se você fosse esperto em 1807 se mudaria para Londres, se fosse esperto em 1907 se mudaria para Nova Iorque e se fosse esperto em 2007 se mudaria para a Ásia".

Jim Rogers só não escolheu a China devido aos grandes problemas de poluição do local, dentre outras barreiras, que acredito serem da língua também. Já estive em Singapura por um mês e posso dizer que a cidade é super preparada para receber turistas e empresas. Toda a população fala inglês. O mandarim é aprendido na escola, mas não existe uma sinalização ou estabelecimento que não tenha suas informações disponíveis em inglês.

E quer saber qual foi a opinião de Jim Rogers quando foi questionado em 2013 pela Exame sobre investir no Brasil? Veja abaixo:

"Não. O governo brasileiro está cometendo erros. Deveria ser um lugar maravilhoso para investir, mas seu governo segue cometendo erros, colocando tarifas especiais contra alguns de seus melhores parceiros, controle cambial e por aí vai. O Brasil segue fazendo coisas que restringem a economia. Por isso, não estou investindo e não quero investir no Brasil, enquanto tiverem um governo anti-capitalismo ou anti-eficiência. Enquanto tiverem um governo que não entenda a economia eu não quero investir aí."

E aí, concorda? A matéria foi veiculada há pouco mais de um ano e ele me pareceu bastante coerente em suas respostas. Acredito que tivemos uma melhoria enorme na parte social nos últimos anos, mas é fato que estamos criando uma barreira para a entrada do capital estrangeiro no nosso país. 

E se curtiu esse primeiro post e um pouco de Jim Rogers, dá uma olhada nesse link e veja 14 Insights 

Espero que tenham gostado.

_____

Fontes:

http://www.jimrogers.com/

http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/brasil-to-fora-jim-rogers-da-conselhos-e-teme-colapso

http://en.wikipedia.org/wiki/Jim_Rogers

http://www.businessinsider.com/jim-rogers-14-best-insights-2014-8?op=1

0 comentários: