sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Seja vendedor de você mesmo


Ontem eu lí o livro Manual do Empreendedor, escrito pelo editor do Tribo do Mouse, João Reginatto. Aliás, para quem não conhece o blog dele, vá lá conferir. Tem uma série de artigos interessantes sobre empreendedorismo e o cotidiano nas empresas.

Mas, voltando ao assunto do livro, me deparei com um trecho que fala sobre a importância de saber se vender. Quem trabalha em grandes empresas, onde existem talentos espalhados em vários setores, sabe o quanto é difícil se destacar. Eu, particularmente, preciso melhorar esta característica em mim. Confesso que não sou bom vendedor, pois quase nunca ressalto para as pessoas as minhas qualidades.

Deem uma lida no trecho do livro abaixo e entendem um pouco o porquê da importância de saber se vender.

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Fale sobre o que você faz

Paciência se você não gosta de se vender, mas a verdade é que você tem que falar sobre as suas qualidades, do contrário ninguém fica sabendo. Com um empreendedor, o objetivo é um pouco diferente. O caráter social da Internet atual permite que o José, micro-empreendedor, possa ser tão ou mais ‘famoso’ do que o João, mega-empresário, simplesmente pelo fato de usar efetivamente os canais existentes. Isso faz uma enorme diferença, afinal, quem, ou qual empresa / produto / serviço, os consumidores irão escolher? Hoje em dia, muitos empreendimentos são conhecidos muito mais por causa de seus empreendedores do que qualquer outra coisa. Vem-me à cabeça o caso de Loic LeMeur, um francês radicado no Vale do Silício, e dono da Seesmic. Quem era a Seesmic há três anos atrás? Ninguém se lembra, e eu posso dizer para vocês que não era nada parecido com o que é hoje (tinha outra estratégia e outros produtos). Mas Loic, através de seu blog, marcou seu nome como ‘grande empreendedor de Internet’, a tal ponto que qualquer coisa que ele tentasse vender teria mercado. Ele tem seguidores, ele conseguiu formar a ‘Tribo’, sobre a qual Seth Godin fala. Hoje, o Seesmic é um dos principais clientes de Twitter no mercado. Faça o mesmo, escreva sobre o que você faz, sobre o que você acredita. Mostre a sua paixão por seus produtos. Compartilhe suas idéias, suas experiências. Tudo o que você oferecer aos outros trará algum benefício em contrapartida. Outra perspectiva interessante nessa dica é o elemento imprensa. Nós utilizamos muito pouco a imprensa com o objetivo de divulgar iniciativas empreendedoras no Brasil, e isso é algo que podemos consertar. A imprensa é um elemento importantíssimo para a existência de um real ecossistema para empreendedorismo. Felizmente (novamente por causa da Internet) temos um bocado de gente boa querendo falar sobre isso (como os sites Startupi, ReadWriteWeb Brasil, entre outros), então mexa-se e use esses canais.

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Obs: quem tiver afim de ler o livro, pode entrar lá no blog Tribo do Mouse e procurar pelo mesmo. Aproveitem para dar uma olhada nos artigos.

Um abraço!

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