quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O caso do banco Panamericano


Desde ontem o caso do banco Panamericano vem inundando os noticiários com o rombo contábil no valor de R$ 2,5 bilhões, descoberto pelo Banco Central. Sim amigos, uma cifra bilionária. Fruto de fraudes no balanço da empresa, que negociava carteiras com bancos de grande porte.

Para um melhor entendimento do que houve, hipoteticamente falando, o grande banco (comprador) adquiria uma carteira do Banco Panamericano (vendedor) em um valor X, declarando isto em seu balanço. Já o Banco Panamericano, declarava a venda desta carteira por X+1, o que inflou os resultados.

Se não fossem os técnicos do Banco Central, até onde essa história poderia chegar? Ninguém sabe. Os prejuízos poderiam ser enormes para os investidores, principalmente para a Caixa Econômica, dona de 49% do Panamericano.

A verdade é que o maior perdedor nesta história toda, até agora, tem sido o empresário e apresentador Silvio Santos. Aliás, estou admirado com a rapidez das suas ações e com a postura de tomar as rédeas das negociações. Ele está pondo em xeque R$ 2,5 bilhões dos seus ativos, dentre eles a fabricante de comésticos Jequiti e o hotel Jequitimar, para reestabelecer o banco. Não restam dúvidas de que o apresentador terá que vender algo no futuro.

Acredito que após o banco ser reestruturado e ter o seu balanço limpo ele seja vendido. Sabe-se lá quais foram os termos contratuais ajustados para o pagamento do empréstimo que Silvio fez, mas o fato é que o faturamento do seu conglomerado não irá dar conta do rombo tão cedo.

Apesar de tudo, minha confiança é tão grande na integridade e capacidade de Silvio Santos, que vendi toda a minha posição na construtora Gafisa para comprar ações do Banco Panamericano. De ontem pra hoje eu já tive mais de 10% de valorização. Incrível, não? Eu poderia vender os papéis e sair dessa numa boa, ganhando praticamente o que um fundo DI me daria em um ano de aplicação.

A partir de agora é confiar no bom e velho apresentador Silvio Santos. Já deixei um stop loss pronto e ficarei posicionado na ação até maiores informações. Tenho pra mim que poderei ganhar muito confiando em sua recuperação. A limpeza já começou a ser feita. O empresário está fazendo um levantamento de todos os familiares que trabalham no grupo, além de já estar montando uma nova diretoria. Segundo palavras do próprio Silvio, o rombo financeiro foi "a maior traição que sofreu na vida". O banco era presidido por seu concunhado, Rafael Paladino. O apresentador já chegou a afirmar que ele é um exemplo de profissionais a ser seguido pelos demais.

Que decepção, heim Silvio!?


0 comentários: