quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bastter - De médico a investidor


No site da Wintrade saiu um artigo bem bacana sobre o Bastter, que é um investidor famoso no Brasil, principalmente por suas contribuições no que diz respeito a formas de se investir. Já tive a oportunidade de falar um pouquinho dele aqui, mas nada como uma história com mais detalhes.

______________________________________

Fonte: Wintrade

"Ao pensar em alguém com uma trajetória de sucesso no mercado de ações é provável que venha à mente o histórico de um profissional que começou cedo, trabalhou duro e venceu. Esse perfil é comum, certo? Mas e se essa pessoa, no meio do caminho, cursou educação física e medicina, exerceu a profissão de médico por 15 anos e só depois voltou com tudo para o mundo dos investimentos? Essa é a história do carioca Mauricio Hissa, 46, consultor de finanças autônomo que investe e também ajuda a 'educar' o pequeno investidor sobre opções de ações na Bolsa.

Também conhecido como Bastter, nome de seu fiel cachorro - um pastor branco - e nickname que adotou quando a Internet 'começou', como costuma dizer -, Hissa nasceu no Rio de Janeiro e entrou para o ramo de ações aos 18 anos. Mas os tempos não eram dourados e as mudanças começaram.

"Com a 'quebra' da Bolsa do Rio (nos anos 1980), os negócios acabaram transferidos para São Paulo. Decidi então cursar Educação Física, mas nunca exerci", conta. Mauricio sempre se interessou pelo mercado de ações, mas antes de voltar a se dedicar exclusivamente a ele estudou medicina e exerceu a profissão durante 15 anos.

Foi a tecnologia, no entanto, quem o resgatou aos poucos para as finanças. "Voltei a me interessar pelo trabalho no mercado paralelamente à medicina nos anos 1990. Até que ele foi tomando conta da minha vida", relata.

Estratégia para investir

Maurício revela que sempre comprou ações de boas empresas - conhecidas como Blue Chips - para guardar como poupança. E até hoje, a maior parte de seus investimentos em Bolsa se resume à compra destas ações para longo prazo e à venda de opções cobertas sobre as ações. Tudo com o objetivo de comprar mais ações.
Sua estratégia é acumular uma carteira de ações de boas empresas, com compras mensais, além de trabalhar a reaplicação de dividendos e outros proventos. Ele diz também que, quando é possível, aproveita o lançamento coberto de opções sobre a carteira, sempre com o objetivo de comprar mais. "O investidor deve fazer uma poupança na Bolsa com ações de boas companhias, ou seja, ser sócio de grandes empresas. O que não pode é se iludir, imaginando que vai ficar rico fácil ao tentar rendimentos muito acima do CDI", recomenda.

Uma das frases que Bastter costuma usar expressa bem essa ideia com muito bom humor: "O pequeno investidor acredita que a Bolsa é uma instituição para colocar dinheiro fácil no bolso e que vai ganhar este dinheiro adivinhando o futuro. Aí, perde tudo e termina no cemitério dos Malandros".

Mauricio ainda lista outros erros comuns: acreditar em promessas fáceis, apostar no daytrade sem ter preparo suficiente e ir atrás dos boatos em cima de small caps, ou seja, 'fazer parte da manada'.

Publicações

Além de investidor e consultor autônomo, Maurício Hissa lançou mão de alternativas interessantes para ajudar o pequeno investidor a conhecer e fazer bom uso das estratégias de sucesso no mercado financeiro. Ele criou o www.bastter.com, destinado às pessoas que querem aprender sobre a Bolsa de valores, ações e opções de investimentos, com dicas e curiosidades. E também publicou diversos livros com o mesmo objetivo, como 'Eu Quero Ser Rico - Educação Financeira Básica', 'Sobreviva na Bolsa de Valores', e uma coleção de livros sobre opções: 'Introdução às Opções - O básico', 'Investindo em Opções - Estratégias de remuneração de carteira de ações com opções' e 'Operando Opções - As diversas operações com opções'.
Multifacetado e por dentro dos negócios mais rentáveis e seguros, Maurício compartilha muito mais do que dicas com outros investidores: a paixão pelo mercado de ações e o zelo pelo patrimônio e escolhas dos clientes - expressas na figura de Bastter, o cão de guarda - ajudam na tarefa de orientar e proteger o pequeno investidor na Bolsa de valores.

Conheça algumas das frases já ditas por Bastter e que podem servir de receita para o seu investimento:

"Prefiro ser o último da fila dos ricos do que o primeiro da fila dos pobres"

"Renda variável se chama variável porque varia..."

"O pequeno investidor acredita que a Bolsa é uma instituição para colocar dinheiro fácil no bolso e que vai ganhar este dinheiro adivinhando o futuro. Aí, perde tudo e termina no cemitério dos Malandros"

"Pessoal: menos papo, menos ilusão e mais estudo e trabalho sério".

1 comentários:

Valdeir Vieira disse...

Muito bom seu blog!

http://www.valdeirvieira.com/lead-americas-business/