segunda-feira, 8 de março de 2010

Algumas dicas do investidor Bastter


No site da Wintrade saiu um artigo legal do Bastter, que é um investidor que admiro devido suas ideias. Aliás, remunerar a carteira vendendo opções a coberto é muito bom a longo prazo. Não deixem de ler.

"E como o pequeno investidor coloca a bolsa para trabalhar para ele?

• Em primeiro lugar, desistindo de vez dessa ilusão de bater o mercado e que vai conseguir comprar no fundo e vender no topo com tamanha eficiência que supere ser sócio de boas empresas e os custos do giro.

• Voltando a se dedicar ao seu trabalho, ao seu desenvolvimento profissional, para que possa produzir mais capital e poupar mais, pois a bolsa é um excelente instrumento, talvez o melhor, para remunerar capital, mas é péssimo para ganhar e fazer dinheiro ou pagar salário. A bolsa só paga salário para os seus empregados. Então, parte da poupança do dinheiro que vem do seu trabalho você vai comprar em ações de empresas boas, das top blue chips.

• Abandonando também a ilusão dos “micos” e de descobrir uma bela empresa que ninguém conhece.

• Esquecendo de vez a pseudoesperteza na bolsa. Como bem diz o meu irmão, o Predador, todos os espertos na bolsa terminam no “Cemitério dos Malandros”. Pense em se tornar sócio de grandes empresas e receber os seus dividendos, dividendos estes que você irá reaplicar nelas. Esse é o grande caminho para o pequeno investidor aproveitar os juros compostos da bolsa. Você vai começar a ver seu capital aumentar no decorrer dos anos e ter sua vida de volta, pois o giro, além de levar o seu dinheiro, leva também embora sua vida e saúde, devido a tantos transtornos e angústias que causa. Claro que não há garantia alguma de que uma empresa boa vai ser assim para o restante da vida. Se o mercado abandoná-la, troque. Você vai perder algum dinheiro nessa troca, mas renda variável é assim, é variável, não é garantida. Há ainda a possibilidade de fazer venda coberta, ou seja, vender opções sobre sua carteira de ações para comprar mais ações. Não é obrigatório nem garantido, mas se bem feito e tendo sempre como objetivo a carteira de ações, e não a venda de opções, pode alavancá-la mais um pouco além dos dividendos. Quem quiser aprender sobre isso pode passar no meu fórum, no Bastter.com.

Em resumo

A riqueza vem de trabalhar, poupar e acumular capital. Quanto mais capital acumula, mais rico você é. A bolsa de valores tem sido, no mundo capitalista, o local em que esse acúmulo vem sendo mais eficiente. Cabe ao pequeno investidor decidir se vai fazê-la trabalhar para ele, comprando ações de boas empresas e recebendo parte dos seus lucros, ou se ele vai sustentar o sistema por meio do giro. Isso é decisão de cada um. A riqueza do pequeno investidor é produzida pelo acúmulo de capital. O giro produz riqueza para os que recebem taxas, comissões e impostos. Cada pequeno investidor decide se ele quer produzir riqueza para ele ou para o sistema. É direito de cada um fazer o que achar melhor, assim como é direito de cada um viver a realidade ou usar todos os artifícios possíveis para se iludir achando que está vencendo um jogo que nem entra em campo, apenas paga o ingresso."

Maurício “Bastter” Hissa é agente autônomo de investimentos certificado pela CVM, palestrante de educação financeira, mercados e opções, autor dos livros Investindo em opções e Sobreviva na bolsa de valores, além de ter traduzido e adaptado diversos livros sobre mercado e economia. Amante dos esportes, ele pratica ativamente triatlo e corrida de rua. O nome Bastter foi “emprestado” de seu cão Pastor Branco. É autor do site Bastter.com - voltado aos iniciantes no mercado financeiro, com área de aprendizado, fórum de mercado e muito mais.

1 comentários:

JohnnyPereira disse...

Faz todo sentido o que ele diz