quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Eike Batista quer participar do controle da Vale


Faz uma semana que o preço das ações da Vale não param de subir, e os da Petrobras, que costumam estar com os preço próximo, estão subindo, como diria o meu amigo Silvio Santos, em ritmo de festa, pra não dizer o contrário.

Não sei se o motivo são as informações privilegiadas que muitas pessoas no mercado tem, mas uma notícia que tem sido bastante veiculada é o interesse do empresário mais rico do Brasil, Eike Batista, estar interessado em participar do controle da Vale.

Se a alta tem haver com isso eu não sei, mas as perspectivas da Vale no longo prazo paracem muito boas.

Dá uma olhada na matéria que foi veiculada no Infomoney essa semana:


"Em Nova York, Eike Batista diz que compra fatia da Vale se tiver chance

Por: Equipe InfoMoney
22/09/09 - 12h08
InfoMoney
SÃO PAULO - Em jantar em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Nova York (EUA) na última segunda-feira (21), o empresário Eike Batista afirmou que pensa em adquirir uma parcela da mineradora Vale, caso tenha chance.

Sem admitir que esteja em negociações para a compra de participação na Vale, o empresário afirmou que o grupo tem muito capital e, se houver espaço no mercado, ele pode firmar acordos na área. "Nós estamos sempre analisando este tipo de coisa", comenta.

Nesta semana, a imprensa brasileira noticiou a intenção de compra por Eike das ações em mãos da Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. Segundo o jornal Valor Econômico, o atual presidente do grupo EBX já tem planos para a mineradora, caso venha a participar do controle da companhia.

Vale

Apesar de se recusar a dar mais depoimentos sobre o assunto, na mesma noite, Eike também comentou sobre o potencial de crescimento que a Vale pode trazer para o Brasil.

Ele falou que a infra-estrutura do país pode ser ampliada em ritmo rápido com a ajuda da Vale, maior companhia privada do país. Isso incluiria, segundo ele, a construção de siderúrgicas.

"O Brasil é o produtor de aço mais barato do mundo. É por isso que eu acho que [a Vale] pode fazer mais para construir usinas de aço e outra infraestrutura", afirmou a repórteres.

A empresa já anunciou investimentos no setor de infraestrutura do Brasil, com construção de siderúrgicas, hidrelétricas, portos e ferrovias.

Pré-sal

Eike não foi somente questionado em relação a seus planos de compra das ações da Vale. Outro tema levantado pelos jornalistas no jantar foi a participação da OGX, braço de petróleo e gás do grupo EBX comandado pelo empresário, no pré-sal.

"Foi a tecnologia da Petrobras que descobriu aquele petróleo e é a Petrobras que começará a explorar. O setor privado brasileiro pode ganhar acesso às reservas do subsal após algum tempo", explicou.

Para ele, pode levar ainda alguns anos até que as petrolíferas privadas brasileiras comecem a participar mais intensamente das explorações do pré-sal, como é o caso da OGX.

De acordo com o porta-voz da EBX, a empresa tem planos de investir até US$ 10,2 bilhões em áreas como mineração, petróleo, logística e aço até 2012. Na semana passada, a OGX iniciou as perfurações na bacia de Campos.

Atualmente, o braço petroleiro do grupo é a maior companhia privada do setor de petróleo e gás do país e possui um portfólio de 22 blocos exploratórios."

1 comentários:

Natália Magalhães disse...

Um amigo comentou isso comigo ontem, logo lembrei se vc e das suas ações.
bjo =*