quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Quando o marketing não é bem vindo


Já virei muitas noites jogando jogos online, principalmente o World of Warcraft, que é citado na matéria abaixo. Quem está acostumado com a rotina de jogatinas e gosta de navegar, já deve estar acostumado, ou de saco cheio, dos milhares de spams com propagandas de produtos e - NA GRANDE PARTE DAS VEZES - de pornografia.

Sempre achei que os donos dos servidores dos jogos online deveriam ter algumas pessoas, dentro do jogo, combatendo esse tipo de coisa, afinal de contas, os jogos bons são pagos. Infelizmente, não tive a chance de ver isso acontecendo. Entretanto, pra minha surpresa, me deparo com a notícia abaixo.


Enfim acordaram!!!


Por: John Gaudiosi

Os jogadores que competem contra rivais de todo o mundo em jogos online para múltiplos participantes contam com uma nova força de apoio: equipes de detetives dentro dos mundos virtuais.

Enquanto algumas empresas causam incômodo aos usuários de PC com a difusão de spam e vírus por email, uma nova espécie de companhia de spam vem operando no imenso mundo dos jogos online para múltiplos jogadores, como o World of Warcraft, da Activision Blizzard.

Os personagens de jogo controlados por jogadores que trabalham para empresas de spam se infiltram nesses mundos virtuais e bombardeiam os participantes com anúncios para a venda de produtos relacionados ao game, como espadas ou até personagens jogáveis.

Esse tipo de atividade é proibida por todas as produtoras de jogos e por isso a Sony Online Entertainment (SOE), que gerencia jogos como EverQuest, Star Wars Galaxies e Free Realms, decidiu que exercitará seu poder.

A Sony criou o Norathian Underground Gnome Investigation Team, ou NUGIT, uma referência ao mundo de fantasia de Norath, em Everquest.

A equipe de nove membros se concentra em fraudes praticadas no mundo do jogo, funcionando como um grupo de detetives que policia os mundos virtuais da SOE em busca de praticantes de spam, tentando revelar todas as suas operações.

"As pessoas se frustram muito diante do spam. É o equivalente a receber cartas comerciais indesejadas, e quando você encontra essa prática no jogo, é muito frustrante", disse John Smedley, presidente da Sony Online Entertainment.

Até o momento, a SOE já fechou 295 mil contas em seus jogos múltiplos, como resultado das patrulhas da NUGIT.

Brad Wilcox, diretor de assistência aos usuários na SOE e responsável pela NUGIT, afirma que essas empreitadas de fraude são muito organizadas.

Empresas contratam jogadores para se registrar e construir personagens, e acumular ouro e itens de jogo por meio de atividades comuns. Os jogadores que desejem melhores personagens ou armas mais poderosas podem comprar esses itens de intermediários, e assim economizam as horas de jogo necessárias a obtê-los.


1 comentários:

Fernanda Magalhães disse...

Spam é cruel em qualquer pagina, aff!

Sobre Stephen, o que sempre soube sobre ele era comentado pelo meu pai, e agora vc falando desse livro "Universo numa casca de noz", lembrei que tenho ele na minha casa em gyn, herança do meu velho :)
Ahh! Você sabia que foi Stephen quem fez a voz na música "Keep Talking" do Pink Floyd, no album Division Bell??

F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O!!!

Um abraço.