terça-feira, 29 de setembro de 2009

Rafael Liporace, dono da Biruta Mídias Mirabolantes


Um exemplo de jovem empreendedor. Me dá gosto ficabr sabendo de histórias assim. Não deixem de conferir o que o jovem, Rafael Liporace, aprontou e anda aprontando.


Fonte: Vox News

Por Amanda Corrêa

"Como todo jovem estudante, Rafael Liporace curtia sua vida na faculdade e jogava futebol na praia com os amigos. Porém, passados 3 anos, e com apenas 24 anos de idade, é hoje um empresário “emergente” e professor universitário. O pontapé inicial em sua carreira foi dado aos 21 anos quando, ainda na faculdade (ESPM), foi chamado para ser gerente de marketing e novos negócios de uma empresa de tecnologia e apontado, na época de sua contratação, por um jornal de negócios, como uma promessa de executivo para a próxima década.

Até que um belo belo dia, resolveu deixar o lado executivo para ser tornar empresário no ramo da comunicação. Largou o emprego estável e junto com seus sócios criou a Biruta Mídias Mirabolantes, empresa de comunicação que realiza diversos projetos de grande porte, como a contagem regressiva oficial do reveillon de Copacabana, o Tela Mix. A empresa, que tinha um patrimônio acumulado devedor de 20 mil reais, chegou a um faturamento em termos de 2 milhões em menos de 2 anos de atividades.

Paralelo à vida empresarial, Rafael também atua no meio acadêmico. Após terminar seu MBA na Universidade Federal Fluminense (UFF), foi convidado para ser professor de uma cadeira em um curso tecnólogo na Universidade Gama Filho. No término deste primeiro semestre como professor, ele já dava aula nas graduações de comunicação e administração além de cursos de extensão e pós-graduação

Nesta entrevista, o empresário nos conta com mais detalhes a trajetória da empresa, seus diferenciais e um pouco do mundo acadêmico. Confira.

Vox News - Qual é a proposta de trabalho da Biruta?

A Biruta é uma empresa de mídia extensiva, trabalhamos as mídias não tradicionais. Nosso objetivo é criar e desenvolver ações de mídias diferenciadas, a fim de despertar a atenção do público.

Vox News - Como e quando surgiu a idéia de se criar uma empresa diferenciada?

Éramos um grupo de jovens que acreditávamos muito um no outro. A oportunidade surgiu quando conhecemos o Alan James em uma incubadora de empreendedorismo. Ele tinha uma empresa voltada para a propaganda aérea, chamada Biruta Propaganda e já fazia algo diferenciado nesse meio. Observamos que tínhamos que diversificar o negócio e ter um conceito forte no mercado. Surgiu então a Biruta Mídias Mirabolantes. Cinco jovens e um computador dentro de um banheiro da incubadora Iniciativa Jovem e muita vontade e idéias mirabolantes.

Vox News - Como vocês estão estruturados?

Dois anos se passaram e hoje contamos com 20 profissionais instalados em uma cobertura na Barra das Tijuca, e melhor, computadores para todos. A Biruta é dividida em três departamentos que ficam sob minha supervisão: Relacionamento (atendimento, mídia e planejamento), Inovação (criação e produção) e Administrativo. Além de conter uma unidade de negócio, o Tela Mix. Hoje são 5 profissionais exclusivos que preparam-se para realizar novamente o maior painel eletrônico da América Latina no Reveillon do Rio, responsável pela contagem regressiva oficial da cidade.

Vox News - Como foi a recepção dos anunciantes a novos tipos de mídia?

Super positiva. Todos sempre falaram que estávamos no caminho certo. Recebemos força dos maiores nomes do mercado, pessoas que sempre admiramos e que há dois anos atrás eram nossos ídolos. Hoje essas mesmas pessoas são clientes, amigos e admiradores do nosso trabalho. Essa é nossa maior satisfação.

Vox News - Qual é a mídia mais procurada?

Nossa maior demanda é pelo Portfólio Estratégico, onde desenvolvemos mídias customizadas, através de briefing passado pela agência, para atingir os objetivos e metas propostos pelo cliente. Ou seja, desenvolver mídia sob encomenda. Estamos orgulhosos de ter fixado o nosso conceito, hoje quando alguém quer alguma coisa diferente liga para a Biruta. Até quando o trabalho não é nosso o pessoal acha que foi a gente que fez.

Vox News - Como funciona a veiculação?

No caso do Portfólio Tático, onde temos um leque de opções de mídias alternativas, como bikedoor e aerodoor, possuímos valor de veiculação por hora ou diária e produção fixa. Já no Portfólio Estratégico analisamos caso a caso, mas o valor engloba criação, planejamento, produção e execução.

Vox News - Como são medidos os resultados de uma campanha?

Para as mídias do Portfólio Tático, em sua maioria mídias verão, temos uma pesquisa da Orla Rio que embasa o impacto da ação. Se tratando de mídia customizada fica mais complicado. Muitas das vezes temos como mensurar o público direto, e as mídias espontâneas, mas o indireto, aquele que sabe através de boca-a-boca, fica impossível. Uma coisa é certa, o impacto das nossas ações é sempre muito maior do que o anunciamos para nossos clientes.

Vox News - Dê um exemplo de uma campanha bem sucedida realizada pela Biruta.

Vou falar de uma fresquinha...Repetimos esse ano a ação Pit Stop Shell - um verdadeiro Pit Stop nos principais semáforos de São Paulo. Mecânicos Shell V-Power simulavam troca de pneus, abastecimento e limpeza nos vidros. O motorista ainda ganhava brindes distribuído por uma modelo. Essa ação foi realizada também no ano passado e devido ao sucesso esse ano ela foi quadriplicada.

Além de impactar diretamente 10 mil motoristas, indiretamente estimamos 200 mil. Conseguimos ainda uma enorme mídia espontânea, fomos capa do Jornal da Tarde (tiragem de 70 mil exemplares) e Matéria do Estadão ( tiragem de 233 mil exemplares) além de inúmeras coberturas de Tvs européias. Com esse projeto Pit Stop Shell conquistamos o maior prêmio de marketing promocional do mundo: o Globes Awards Internacional. Essa foi a constatação de um projeto vitorioso em todos os sentidos.

Vox News - Como você concilia a vida pessoal com a profissional e o meio acadêmico?

Isso nem eu sei direito(risos). Lecionar é muito interessante pois além de mostrar aos alunos a realidade do mercado, força você a se atualizar e buscar um aprendizado constante. O problema gritante é tempo, mas aí damos um jeito e vamos levando essa vida "bigama" que de fato é muito gostosa.

Vox News - Você acredita que as faculdades preparam seus alunos para a realidade das agências?

Em sua maioria não. A maioria na disciplina de mídia, por exemplo, ainda só fala de cpm, audiência, tv, jornal, revista e outdoor e não estão antenados para o futuro da propaganda. Faculdades como ESPM, FACHA, Gama Filho entre outras buscam cada vez mais profissionais ligados diretamente ao mercado levando assim mais vivência ao mundo acadêmico, ajudando o desenvolvimento do aluno como futuro profissional da comunicação e marketing.


4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo sucesso. Mas a matéria chamou minha atenção pelo seu sobrenome, LIPORACE. Tive um colega de trabalho na Brahma, na década de 80, que se chamava ZOMAR LIPORECE DE SOUZA e tinha 3 filhos, 2 dois quais gêmeos. Sua esposa chama-se Sheila e conheci seus filhos bem pequenos e o último ainda na barriga. Por acaso vc é um dos filhos do meu amigo Zomar? Caso positivo diga que a Teresa mandou lembranças e gostaria de notícias.

Natália Magalhães disse...

quero créditos pelo post! run
=*

Natália Magalhães disse...

quero créditos pelo post! run
=*

Anônimo disse...

Essa matéria tbm me chamou a atenção pelo nome Rafael Liporace. Procurando notícias encontrei aqui por acaso, amigo de turma da época em que éramos da mesma turma no Colégio Santa Mônica.
Muito feliz em saber que está bem.
Adorei a matéria...que sorte minha de ter lido essa matéria...rsrsrs

Fique com Deus, sempre!
Bjusss

Elayne Paiva