quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Catho é condenada por pegar currículo online



Estou pasmo com o que acabo de ler. Há pouco tempo atrás, postei - aqui - falando sobre a Catho, que é uma empresa de currículos online. Na época, Recebi um e-mail do assistente de marketing deles pedindo que eu postasse alguns de seus textos, sendo que o link acima foi o meu primeiro e único post sobre o site.

Cheguei a receber outros textos para postar aqui, bem interessantes por sinal, mas, por falta de tempo e com outros assuntos na frente, não os coloquei. E hoje, ao final da tarde, dando aquela navegada, olhem com o que me deparo:

Fonte: Info Online




SÃO PAULO - A empresa de recrutamento profissional Catho foi considerada culpada por pegar irregularmente currículos da base de dados de um de seus concorrentes, a empresa de RH Gelre, que deverá ser indenizada em R$ 13 milhões.

O caso teve início em 2002 quando a Gelre acusou a Catho de concorrência desleal por tomar para si informações cujo acesso seria restrito aos clientes da empresa de RH. Na ocasião, a Catho negou que tivesse cometido qualquer ilegalidade.
Leia também:

Ao analisar o caso, o juiz da 33ª Vara Cível de São Paulo Luís Mário Galbetti, considerou a Catho culpada por organizar um esquema para ter acesso às informações de seu competidor.

Na sentença, o juiz diz que uma perícia realizada nos PCs da empresa acusada encontrou e-mails em que funcionários da Catho eram incentivados a copiar dados do site rival e, por isso, receberiam até premiações.

Nos computadores da Catho foram encontrados arquivos com os nomes "rouba.phtml" e "rouba.php" e referências a ações “hacker” e “cracker” para obter os dados da rival, o que o juiz considerou como uma demonstração de que a empresa sabia que agia de forma errada.

“Os programas desenvolvidos pela Catho para se aproveitar de falhas de segurança dos concorrentes, possibilitavam o acesso de uma única vez a todo o banco de dados (da Gelre), o que nunca foi disponibilizado desta forma ou em uma única consulta”, anotou o juiz na sentença.

Procurada pelo Plantão INFO, a Catho disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que “não concorda com a sentença”, pois entende que a decisão judicial “não retrata fielmente os fatos ocorridos” e por conta disso, “buscará a sua reforma (da sentença) por meio de todos os recursos processuais previstos em lei”.

Num processo em separado, a Catho também é acusada pela empresa Curriculum de furtar seus dados. Este segundo caso ainda será analisado pela Justiça.

____________________________________


E parece que não é a primeira vez que rola...

0 comentários: