segunda-feira, 6 de julho de 2009

Algumas dicas para nós, investidores iniciantes


Não devemos nos arrepender de deciões que foram tomadas, muito menos das decisões que não foram tomadas, seja por medo ou perda do "timing" correto. Naquele momento nos baseamos em nosso conhecimento. Entretanto, é muito importante que aprendamos com estas experiências.

Sou um investidor iniciante e vem me intrigando o fato de eu não estar tendo rendimentos melhores do que os atuais, já que tem papéis que já dobraram de valor desde o início da crise. No início ficamos fissurados em operar, compramos e vendemos a toda hora, aceitamos qualquer dica e tomamos diversas decisões erradas. Não tem jeito, acontece com todo mundo. Como falei alí em cima, a gente só aprende com a experiência.

No entanto, encontrei algumas dicas do portal de investimentos Motley Fool, que tem tudo a ver com o que eu estava acabando de dizer.

Leiam...

____________________________________________

Por: Gabriel Ignatti Casonato
InfoMoney

SÃO PAULO - Nos últimos anos, temos observado um crescimento significativo no número de pessoas que se aventuram em busca de retornos mais significativos nas bolsas espalhadas pelo globo. Contribui neste sentido o fato de as instituições financeiras virem facilitando o acesso destes investidores ao mercado.

No entanto, conforme destaca o portal de investimentos Motley Fool, a ampla maioria destes novos investidores não será capaz de superar os ganhos do mercado durante sua atuação, graças à combinação de três "realidades fundamentais": as altas taxas cobradas pelas instituições, a capacidade que elas tem de mover os mercados, além da rapidez com que conseguem acesso às informações.

Assim, para aqueles que pretendem ou que acabaram de entrar no mercado de ações, os analistas do portal oferecem duas dicas que podem auxiliá-los na busca por rendimentos acima da média. A primeira delas aconselha os investidores a não basear a escolha dos papéis apenas nos relatórios e opiniões dos especialistas, que em muitos casos visam apenas os interesses das instituições em que trabalham.

Neste sentido, a equipe do Motley Fool recomenda aos iniciantes que foquem sua análise nos fundamentos da empresa em que pretende investir, olhando, por exemplo, seus últimos resultados operacionais e se a ação está sendo negociada com múltiplos baratos.

Explore as fraquezas dos institucionais

A segunda dica do portal sugere aos estreantes que explorem as inúmeras fraquezas dos investidores institucionais, como o fato de eles serem obrigados a concentrar-se no curto prazo, o que muitas vezes os impedem de aproveitar boas oportunidades existentes no mercado.

Os analistas do Motley Fool lembram que, devido às recentes pressões de curto prazo, muitas instituições têm sido obrigadas a evitar papéis que possuem um excelente potencial de valorização no longo prazo. Para exemplificar a situação, eles citam o caso da Exxon Mobil, que embora venha sendo penalizada pelas flutuações do petróleo, possuem fundamentos que a garantem como uma ótima opção de investimento para um período mais longo.

Outra fraqueza diz respeito à grande dimensão dos investimentos institucionais, que acaba inviabilizando a busca por oportunidades em ações de menor liquidez - as chamadas small caps. Assim, o portal recomenda aos investidores de varejo que fiquem atentos ao potencial de crescimento de algumas empresas fora do foco do mercado, pois em muitos casos elas oferecem rendimentos surpreendentes.

1 comentários:

Fernanda Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.