sexta-feira, 15 de maio de 2009

Warren Buffet - Os gênios também erram


"Depois de apresentar o pior resultado da história, Warren Buffett assume o desafio de provar que continua sendo o maior investidor de todos os tempos"

Mais de 35 000 pessoas aguardavam Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, no ginásio Qwest Center, em Omaha, uma rica cidade do Meio-Oeste dos Estados Unidos, na manhã de 2 de maio. Como é comum em aglomerações desse tipo, os acionistas de sua empresa de investimentos, a Berkshire Hathaway, falavam ao mesmo tempo e, juntos, produziam um ruído que podia ser ouvido a centenas de metros de distância. Assim que Buffett colocou o pé numa das extremidades da quadra, exatamente às 8h30, fez-se um silêncio imediato. Andando rápido, sentou-se ao lado do sócio de longa data, Charles Munger, e começou a 29a reunião anual da companhia num clima de cobrança pouco visto até então. "Queremos que ele explique o desempenho ruim do ano passado", disse o aposentado americano Jim Jacobsen, acionista da Berkshire desde 1997. Jacobsen e sua mulher estavam ansiosos. Haviam chegado ao Qwest Center às 5 da manhã para garantir um bom lugar em meio à multidão de investidores vindos de todas as partes dos Estados Unidos e do mundo. Em 2008, a Berkshire perdeu 11,5 bilhões, o que diminuiu seu valor patrimonial em 10%, o pior resultado desde que foi fundada, em 1965. Diante da multidão, Buffett não fez rodeios: "Cometi erros", disse. Ele também sofreu um duro golpe da agência de classificação de risco Moody’s, que rebaixou o rating de sua companhia pela primeira vez. (A Moody’s, da qual Buffett é um dos principais acionistas, tornou-se uma pedra no sapato por esse e por outro motivo: não é confortável ser sócio de uma empresa que vem sendo apontada como uma das vilãs da crise.) "Nunca achei que isso fosse acontecer, mas aconteceu", declarou Buffett.

________________________________________


O que me supreende nisso tudo é a humildade e coragem que o Warren teve para assumir que errou. Ele, como qualquer ser humano, é passível de erros. A grande diferença é que ele sabe aprender com estes erros. Até porque, se não soubesse, não seria a segunda pessoa mais rica do mundo. Continuo sendo um grande admirador do Warren Buffet, e não vejo a hora de começar a ler sua biografia...

0 comentários: