quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Por essa vocês não esperavam



Usuários de computadores estão digitalizando livros sem saber

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/08/2008


Milhões de usuários de computadores estão digitalizando o equivalente a 160 livros diariamente com uma precisão superior a 99%, ainda que a maioria deles não saiba que está ajudando nesta tarefa gigantesca.

O trabalho começou há cerca de um ano, quando pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, colocaram no ar o reCAPTCHA. CAPTCHA é o nome daquele monte de letras e números embaralhados que se deve digitar para se cadastrar em um site ou para confirmar o envio de um correio eletrônico.



Em vez de ser uma mera medida de segurança que os sites utilizam para evitar a ação de spammers, o reCAPTCHA mostra palavras de verdade capturadas de livros por meio de scanners e que não puderam ser interpretadas pelas ferramentas de reconhecimento de caracteres, os chamados OCR (Optical Character Recognition).
Reconhecimento de palavras

Mas como o programa sabe que o usuário digitou a palavra correta?

O sistema funciona assim: o software do reCAPTCHA pega uma palavra conhecida e outra que não foi reconhecida pelo OCR, e apresenta ambas ao usuário. Se o usuário interpretou corretamente a primeira, o programa assume que a segunda também foi interpretada corretamente. O mesmo conjunto é apresentado seguidamente a vários usuários, até que, estatisticamente, ele tenha certeza de que a palavra foi mesmo reconhecida.

Milhares de sites ao redor do mundo já adotaram o reCAPTCHA, que é gratuito. Durante seu primeiro ano de funcionamento, 1,2 bilhão de captchas foram resolvidos e mais de 440 milhões de palavras foram corretamente decifradas. Isso equivale à digitalização de 17.600 livros.

6 comentários:

Ni disse...

Nossa, muito interessante.
Muito bom ter passado rapidinho aqui =)

Alessandra Castro disse...

Hummmm naum sei se gostei ou naum ó.

Cássia disse...

Legal!
Passa depois no meu... Espero q goste do meu blog, já q no seu perfil diz q vc gosta de pessoas q fazem histórias... Eu faço, mas td de mentirinha hahahahaha.

Cássia disse...

Então... Aguarde... Coisa boa virá, garanto.
Se ficar perdido, leia os outros capítulos...
E volte sempre pra acompanhar a história.
Obrigada pela visita...

Menina Nina disse...

Estou tão chocada como quando eu descobri que o sangue que a gente doa é vendido depois...

Fernanda Magalhães disse...

Vic, cê viu que loucura!! Eu pirei ontem pra postar tudo aquilo, responder o memo e de quebra criar um selo meu...Mais ta bacana é sinal q a galera curti o meu espaço, neh?

Então querido sobre os filhos, eu e o meu amor estamos programando engravidarmos agora em janeiro, e tenho certeza q vai ser uma menina :)

Bjos de luz e uma linda semana.