Usuários de computadores estão digitalizando livros sem saber
Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/08/2008
Milhões de usuários de computadores estão digitalizando o equivalente a 160 livros diariamente com uma precisão superior a 99%, ainda que a maioria deles não saiba que está ajudando nesta tarefa gigantesca.
O trabalho começou há cerca de um ano, quando pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, colocaram no ar o reCAPTCHA. CAPTCHA é o nome daquele monte de letras e números embaralhados que se deve digitar para se cadastrar em um site ou para confirmar o envio de um correio eletrônico.
Em vez de ser uma mera medida de segurança que os sites utilizam para evitar a ação de spammers, o reCAPTCHA mostra palavras de verdade capturadas de livros por meio de scanners e que não puderam ser interpretadas pelas ferramentas de reconhecimento de caracteres, os chamados OCR (Optical Character Recognition).
Reconhecimento de palavras
Mas como o programa sabe que o usuário digitou a palavra correta?
O sistema funciona assim: o software do reCAPTCHA pega uma palavra conhecida e outra que não foi reconhecida pelo OCR, e apresenta ambas ao usuário. Se o usuário interpretou corretamente a primeira, o programa assume que a segunda também foi interpretada corretamente. O mesmo conjunto é apresentado seguidamente a vários usuários, até que, estatisticamente, ele tenha certeza de que a palavra foi mesmo reconhecida.
Milhares de sites ao redor do mundo já adotaram o reCAPTCHA, que é gratuito. Durante seu primeiro ano de funcionamento, 1,2 bilhão de captchas foram resolvidos e mais de 440 milhões de palavras foram corretamente decifradas. Isso equivale à digitalização de 17.600 livros.
6 comentários:
Nossa, muito interessante.
Muito bom ter passado rapidinho aqui =)
Hummmm naum sei se gostei ou naum ó.
Legal!
Passa depois no meu... Espero q goste do meu blog, já q no seu perfil diz q vc gosta de pessoas q fazem histórias... Eu faço, mas td de mentirinha hahahahaha.
Então... Aguarde... Coisa boa virá, garanto.
Se ficar perdido, leia os outros capítulos...
E volte sempre pra acompanhar a história.
Obrigada pela visita...
Estou tão chocada como quando eu descobri que o sangue que a gente doa é vendido depois...
Vic, cê viu que loucura!! Eu pirei ontem pra postar tudo aquilo, responder o memo e de quebra criar um selo meu...Mais ta bacana é sinal q a galera curti o meu espaço, neh?
Então querido sobre os filhos, eu e o meu amor estamos programando engravidarmos agora em janeiro, e tenho certeza q vai ser uma menina :)
Bjos de luz e uma linda semana.
Postar um comentário