terça-feira, 1 de julho de 2008

Inovando na administração

Texto por Alberto Leita, Portal da administração.

"Com a chegada do grande varejo em nosso maravilhoso mundo da informática, não nos restou muita coisa a não ser avançar de uma forma diferente. Estudo recente realizado por CRN Brasil (principal revista para canais no mundo), feito com 4 macro regiões do mundo apontaram algumas tendências para o mercado. Lendo e relendo a pesquisa, estou fazendo aqui uma leitura latina dos resultados e trazendo a vocês as boas notícias, poucas diante de tudo, mas que se levadas a sério poderão nos trazer a luz que nos resta no fim do túnel.

*Venda em setores – não há como negar que se confia muito mais nos que nos entendem do que no contrário. Entender de setores é tão importante que hoje em dia as empresas que mais crescem no mundo estão verticalizadas. Só para dar alguns exemplos: HP, Microsoft, IBM, Intel, Cisco, enfim, as cinco maiores do globo já são verticalizadas. Em cada uma delas é possível encontrar profissionais e soluções focadas para os setores: público, indústria, serviços, varejo, etc.

*Melhorias na Gestão – empresas que querem se tornar sustentáveis devem imediatamente adotar boas práticas em gestão. Como alguns já sabem assuntos como: fluxo de caixa, marketing, vendas, gestão de recursos humanos, etc. Fundamentais para o crescimento e, em alguns casos, para sustentação das empresas.

*Novas Tecnologias – O mundo mudou. Fabricantes entregam a cada três meses novas tecnologias que necessitam de outras mais e nós aqui, esperando o mundo bater em nossas portas. O IPhone revolucionou a telefonia, o BlackBerry está aí e eles necessitam de software específico, soluções para pequenas empresas e formas de utilização. Portanto mexa-se o mundo precisa de você.

*SMB – as chamadas pequenas e médias empresas são a grande bola da vez. O canal tradicional é o único que pode atendê-la. Bingo. Temos nas mãos a fórmula do sucesso em vendas para canais. Quem poderá atender escolas, hospitais, mercados da região X, Y ou Z? Somente o canal poderá fazer isso com a tranqüilidade, segurança e conhecimento necessários para que as vendas cresçam.

*Geografia – todo mundo sabe que algumas regiões possuem características específicas, cultura e dinâmica que só podem ser entendidas por quem ali vive e se relaciona. Algumas regiões do país possuem tributações diferentes, legislações diferentes e formas de se comunicar e, conseqüentemente, vender completamente distintas. Está aí outra oportunidade interessante para cada um de nós.

*Nichos – quem nunca imaginou fazer uma empresa que só vende para terceira idade? Para crianças? Para etnias diferentes? Para religiões? Empresas crescem hoje direcionando produtos para homossexuais, católicos, evangélicos, idosos, crianças, jovens, profissionais, donas de casa, enfim, escolha o seu nicho, entenda dele e comece a vender. Sua linguagem estará adequada, seus produtos também, suas vendas crescerão e seus problemas acabarão.

Embora pareça promessa de livro de auto-ajuda, a verdade é que poucos de nós fazem o que as seis tendências apontam."

Ando sem tempo pra postar no blog. Mal entrei de férias na faculdade, já fui escalado para fazer um curso fora. Não to conseguindo garimpar uns assuntos interessantes pra postar, mas ao menos tá dando pra visitar os blogs que eu gosto =)

1 comentários:

Ciça Brunelli disse...

Acabei de ler uma matéria bem interessante na Época, sobre um cara que trabalha na Nokia. Ele falava sobre tendências de uso do celular em diversos países, só observando coisas aparentemente simples, como as fotos que eram escolhidas para fundo de tela. Até selecionei algumas partes do trecho, vou colocar no blog!

Sobre o texto dos namoros adolescentes, é bem comum mesmo essa situação. O engraçado é que é algo pouquíssimo comentado. Tipo, vc não vê a mídia falando sobre isso, como costuma comentar acerca dos "fenômenos" dos relacionamentos. Será que posso me considerar uma pioneira no assunto? hehehehhee

Beijos!