quinta-feira, 12 de junho de 2008

De olho numa vaga? Cuidado com a dinâmica de grupo

Muito utilizada atualmente em processos de seleção, a dinâmica de grupo é uma atividade que tem o objetivo de avaliar como o indivíduo reage em situações coletivas. E para os que acham que é uma etapa mais descontraída, diferente da entrevista de emprego, é preciso atenção, para não deixar transparecer falhas e pontos fracos.

Segundo a psicóloga e diretora da Psico Store, Martha Zouain, a dinâmica de grupo cada vez mais vem sendo utilizada e respeitada por ser uma oportunidade de visualizar a tendência de comportamento do individuo em situações inusitadas. Ainda segundo a psicóloga, ao se envolver com a técnica proposta, o participante acaba baixando as suas defesas e manifestando quem realmente é.

"Se compararmos a dinâmica de grupo com outras técnicas de avaliação em processos seletivos, constataremos que estas oferecem vantagens, como a integração sócio-afetiva, a possibilidade de manifestar em situações diversas o como cada um desencadeia seus processos criativos, a possibilidade de divertir-se e descobrir que é possível produzir bem em grupos, mesmo que não haja um conhecimento entre eles", ressaltou.

O gerente da Foco Talentos, Rudney Pereira Junior, observou que durante uma dinâmica de grupo todo o comportamento do candidato é avaliado. "Em uma sala, todos os candidatos estão concorrendo à mesma vaga. Portanto, nesse momento vamos observar o respeito pelo outro candidato. É importante que os participantes usem esse momento da melhor maneira possível", resumiu.

O gerente afirmou que a dinâmica de grupo é tão importante quanto as outras etapas de um processo seletivo. Para ele, a técnica funciona como um filtro que procura o candidato que mais se encaixa no perfil procurado por uma empresa.

"O candidato pode até não ser selecionado para aquela vaga, mas, se ele for bem, certamente será lembrado em uma outra ocasião", lembrou.


ABRH - Nacional

Obs: Estou em período de provas e ando sem tempo para a leitura. Desta forma, não tenho conseguido pensar em nada de interessane para postar =/

2 comentários:

Mary West disse...

Tenho q mudar essa questão em mim então. Sou super chata p/ fazer o social sabe? Tipow que deve ser sindrome de filha única, acho mais válido fazer as coisas por si só do que ficar pedindo a opinião alheia.

PS: Eu sou legal. juro. :D

Camilla disse...

Nossa, juro que hoje eu acordei com um post sobre dinâmicas de grupo...
É um pé no saco essa coisa de dinâmica, brinquei com um amigo meu que no futuro nós vamos montar uma consultoria de rh só pra rir da cara dos outros hauahua

Beijos!!
(E já tá adicionado)