terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Por que a Ideiasnet vendeu sua participação na NetMovies?


Lí a seguinte notícia no Infomoney:

"SÃO PAULO – A Ideiasnet (IDNT3) informou ao mercado que efetuou a venda da totalidade da NetMovies Entretenimento S.A. para a Tiger Global Management, recebendo R$ 11,1 milhões pelo negócio."

Tudo bem que a Ideiasnet não foi muito bem das pernas em 2010 (desvalorização de 31,91% até agora), mas essa notícia me fez ligar o alerta. Há pouco tempo postei aqui sobre Daniel Topel, o fundador da Netmovies, e fiquei impressionado com a questão de sua formação - ele é físico com mestrado em engenharia em Stanford. Entretanto, ao longo do artigo que saiu no Portal Exame, também fiquei impressionado com os números e com a afirmativa do diretor de desenvolvimento de negócios da Ideisnet, Marcelo Almeida, onde o mesmo afirma que Daniel Topel é uma pessoa diferente. Afirmativas à parte, a Ideiasnet não ficou nem um ano com o seu investimento. Será que a empresa não tem um futuro tão promissor?

O meu alerta não ligou só por conta dessa notícia, mas também por causa da imensa quantidade de reclamações da Netmovies (fui obrigado a recusar algumas por causa do baixo nível) que recebi aqui no blog, sem contar os e-mails. Em geral, as pessoas reclamam que não conseguem fazer contato com a empresa, que recebem cobranças indevidas e que o atendimento ao cliente simplesmente não existe. Leiam uma das afirmativas postadas por uma pessoa que não quis se identificar:

"Realmente a história do Sr. Daniel Topel é interessante e é inegável sua habilidade com números. Porém também é inegável a tamanha incompetência desta empresa no atendimento ao cliente. A própria figura da "Ouvidoria Netmovies" criada para administrar e interagir com clientes pelas redes sociais simplesmente desapareceu destes meios."

Obs: Se quiserem ler o restante, abram o esse link aqui e desçam até o fim da página.

Achei a ideia do Daniel Fantástica, assim como o algoritmo que o mesmo criou, mas será que tanta reclamação assim não tem fundamento? Dizem que aonde há fumaça tem fogo.

Enfim, não sei o motivo real da venda da participação da Ideiasnet na Netmovies, mas me preocupa bastante o fato de ver tanta reclamação por parte das pessoas, sem contar o fato da Ideiasnet, que já fez boas compras no passado, se desfazer de um investimento de R$ 4,5 milhões em menos de um ano.

Fiquem atentos! E também não deixem de dar o seu feedback aqui, pois ele é muito importante.

2 comentários:

Anônimo disse...

Porque? Quem sabe? Existe muita política, falta de seriedade e até mesmo de responsabilidade. Mas quero deixar aqui meu incentivo aos novos empreendedores.

Empreender e Inovar é uma paixão, é mais fazer do que falar, é mais agir do que pensar. Empreender exige coragem, perseverança e determinação.

Para quem está pensando em começar um negócio, recomendo que veja o Mapa Mental - Empreeender, resumo de O Livro Negro do Empreendedor - http://bit.ly/e0CpIn e o artigo Fazendo as Idéias Acontecerem: http://t.co/eZu0MS8 e muito sucesso! @neigrando

Ana Maria Doria disse...

Victor. famos falar a verdade?
A Natmovies nada mais é que um modelo americano malfeito. Streaming num pais onde a bandalarga é devagar quase parando não é algo promissor é?
Alem das milhoes de reclamacoes das cobrancas indevidas, ha a fila interminavel por alguns titulos e claro o pessimo sistema de entregas.
se o sr topel é fisico, que continue nessa e nao no ramo de logistica. Se o Sr almeida acha realmente uma boa ideia a empresa me mostra o disclousure dela nos ultimos relatorios da ideiasnet.
Acho que fizeram muito bem em se livrar desse peso, que pelo o que eu vi começou em 2007.