segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O que você pretende fazer em 2011?


Virada de ano, geralmente, é sinônimo de promessas, mudanças e vida nova. É hora dar início àquele curso que está em pauta, mas que você não começa; àquela academia da qual você vem correndo tem tempo, àqueles livros que estão empoeirados aguardando serem lidos e, por fim, mas não menos importante, o bendito planejamento financeiro que você saber ser fundamental, mas nunca inicia. Há pouco mais de dois anos, comecei a fazer cada uma dessas coisas que citei aí no início do post. De lá pra cá, sinto que cresci muito como pessoa, seja no âmbito profissional ou pessoal. Me organizei financeiramente, comecei a investir, terminei a minha faculdade, comecei um curso de empreendedorismo e entrei na academia. Felizmente, não tenho do que reclamar da minha qualidade de vida. Entretanto, tem uma coisa que me atormenta desde que comecei tudo isso. É uma pergunta que eu não conseguia responder, ao menos até hoje. Por que eu to investindo?

Ter objetivo é um dos princípios básicos que regem o investimento . Sem ele você fica sem um norte, e acaba não estipulando metas, muito menos consegue ter métricas para saber como você está andando. Ou seja, eu estava assim: perdido. Minha preocupação até então foi a de não perder dinheiro. Somente me preocupei em acumular, acumular e acumular. É óbvio que todos buscam segurança, e que uma reserva polpuda guardada é uma baita segurança, mas o fato é que não adianta ficar só guardando sem aproveitar nada. Pensando nisso, deu na "telha" pegar tudo que tenho guardado, inclusive vender o carro (se for preciso) e partir para fazer um curso fora do país. Ainda não vai ser um mestrado, que com certeza irei fazer, mas um curso de inglês voltado para negócios. Será uma oportunidade enorme de melhorar o meu inglês, que anda bem enferrujado, e de ter uma vivência internacional. Infelizmente, nunca tive a oportunidade de fazer uma viagem dessas. A grande questão, e que vem pesando bastante, é que me inscrevi para diversos programas de trainee. Estou querendo me mudar para o Rio e sinto que não falta muito para eu conseguir. Passei para a segunda fase de três dos programas para os quais me inscrevi, fiz as provas e estou aguardando os resultados. Se eu passar da próxima etapa, o sonho de ir pro Rio se torna palpável. Aguardar esses resultados está pesando muito na decisão de fazer uma viagem pro exterior. Outro fator preponderante, é o fato de eu ser concursado na Petrobras. A família toda, e alguns amigos também, acham que eu sou louco de pedir demissão pra viajar. Acham que eu devo continuar estudando inglês por aqui e ir tocando a vida. Bom, a única coisa que sei é que não posso me acomodar. Não terminei o meu curso de engenharia a toa. Se uma outra oportunidade bacana pintar, com certeza sairei da empresa em que estou para alçar novos voos. Não sei o porquê de tanto medo das pessoas, afinal de contas, vivemos em um país que está criando muitas oportunidades para as pessoas que querem e trabalham de verdade. E a bendita viagem, o que eu faço? Confesso que ainda não sei.

Mais complicado do que tudo que comentei acima, é saber se essa viagem realmente será um divisor de águas na minha vida, pois estarei mexendo nos meus investimentos para fazer um novo investimento de risco. Quem já conseguiu acumular alguma coisa investindo, sabe muito bem o quanto é difícil mexer nos investimentos, ainda mais quando estamos ganhando. Se você, leitor, tiver alguma opinião formada ou já viveu uma experiência do tipo, adoraria saber sua opinião. Deixa aí um comentário ou me manda um e-mail. Agradeço desde já

Faltam pouco mais de dez dias pro início de 2011 e a minha cabeça tá a mil. Só sei que muitas mudanças virão.

______________________________________________


E você, já sabe o que vai fazer em 2011? Pretende começar a investir?

Independente do que eu faça, estarei compartilhando minha decisão aqui com vocês. Também começarei a colocar a minha carteira de investimentos e os meus rendimentos aqui no blog, pautado no exemplo do colega Henrique, do blog HC Investimentos.

Um abraço para todos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Victor!

Sucesso na gestão de sua carteira em 2011!

Abraços!

Ro.ol disse...

Meus parabéns pela sua jornada até agora. Obrigado por sempre compartilhar conhecimento e informação conosco através do seu blog, você parece ser uma pessoa espetacular Victor. Desejo toda sorte na sua nova "empreitada". Não acho nenhum um pouco errado, ou certo o que tem vontade de fazer,no caso, viajar para fora. Deve fazer o que acreditar. Quando fazemos algo acreditando, fazemos sempre melhor. Vivo uma situação parecida, em menor escala acredito, mas entendo suas dúvidas.
Desejo de todo coração o maior sucesso para 2011.
Continue sempre com o blog.

JohnnyPereira disse...

Iai Victor acompanho você ja faz bom tempo é bom saber como está indo e saber sua evolução.

Te desejo sorte na sua empreitada! =D
Porque o restante é contigo
Que Deus esteja contigo ;-]

Gabriella Araújo disse...

adorei seu blog su empresaria de começo de carreira ainda rsrsrs e seus artigos são otimos

Jônatas disse...

Toda mudança causa medo, isto é fato. Acho que você está no caminho certo, viaje, estude e volte ainda mais preparado e colherá os frutos em breve.

Sucesso em suas decisões.

Abraço!