quarta-feira, 16 de junho de 2010

Olha a OSX se dando bem aí


Prestem atenção na matéria que saiu no Portal Exame:

"Rio de Janeiro - A Petrobras vai lançar, nos próximos dias, a segunda fase do programa Empresa Brasileira de Navegação (EBN 2). O programa visa estimular a indústria naval brasileira mediante a garantia de afretamento, pela estatal, de novos navios construídos no Brasil, pelo período mínimo de 15 anos. A informação foi dada pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

"Com esse contrato, o empreendedor consegue os financiamentos, faz o navio, tripula com bandeira brasileira e tem garantidos 15 anos de contrato", disse Costa. A primeira fase do programa contratou 19 navios. Segundo Costa, na segunda fase, serão contratados 20 navios. "Com certeza, o Rio de Janeiro vai pegar uma série grande desses navios", previu o diretor da estatal."

Você que leu teve a "sacada"?

A OSX, que teve o seu IPO realizado há pouco tempo, é uma empresa que fabrica UEPs (Unidades Estacionárias de Produção), e poderia sair ganhando com esses contratos de afretamento. Ou seja, além dela construir os navios para a OGX, que pretende iniciar sua produção já no ano que vem, também poderá construir navios para a Petrobras. Ainda não sei qual a capacidade efetiva da OSX na construção de navios, mas me parece que ela está bem a frente de outros estaleiros aqui no Brasil. Seu primeiro projeto vai de vento em popa e a perspectiva para o futuro agora parece boa, uma vez que a Petrobras está garantindo um contrato de no mínimo 15 anos com quem construir navios para ela.

O preço das ações da OSX ainda estão caras para pequenos investidores como eu, mas assim que as mesmas se desdobrarem, comprarei uma pequena participação, pois acredito no potencial de valorização no longo prazo.

E ainda tem gente que fala que o Eike Batista é presepeiro. Pra mim ele é um visionário mesmo. O cara realmente tá muito bem assistido.

Conselho de peso esse o dele heim...

0 comentários: