quarta-feira, 30 de junho de 2010

O legado de C.K Prahalad para o mundo dos negócios



Hoje um grande amigo pediu para que eu postasse sobre C.K Prahalad. Pra quem ainda não o conhecia, saiba que Prahalad foi um dos grandes pensadores do mundo dos negócios nos séculos XX e XXI. Já tive a oportunidade de assistir uma palestra do mesmo no canal Management TV, no programa HSM Especial. Aliás, Prahalad já fez muitas palestras em eventos da HSM.

Um pequeno histórico de Prahalad



Fonte: Execução Estratégica

"Nascido em Chennai, na Índia, Coimbatore Krishnarao Prahalad, ou C.K. Prahalad, formou-se em Física pela Universidade de Madras. Depois, cursou pós-graduação no Instituto Indiano de Gestão Ahmedabad (IIM-A) e foi para a Harvard Business School, onde fez doutorado.

Prahalad se tornou professor da Universidade de Michigan, na qual ficaria conhecido pelas ideias que publicou em diversos livros, como Competindo pelo Futuro (em parceria com Gary Hamel) e O Futuro da Competição (juntamente com Venkat Ramaswamy), além do mais recente, o best-seller A Riqueza na Base da Pirâmide."

Já tive a oportunidade de pegar o livro A Riqueza na Base da Pirâmida nas mãos, mas não o comprei por ter outros na fila para ler. Este livro foi um dos seus principais best-sellers, e o consolidou como um dos grandes pensadores dos mundos dos negócios.

O legado

Se vocês entrarem na fonte que citei no tópico acima, verão no texto um trecho que diz que Prahalad formulou o conceito de “Fortune at the Bottom of the Pyramid” (Riqueza na Base da Pirâmide) no início dos anos 2000, mas eu rebato esta afirmativa, pois suas ideias foram construídas bem antes disto. Prahalad já havia escrito livros nas décadas de 80 e 90 que continham as nuances do seu maior Best-Seller.

Como legado, fica a ideia da valorização das pessoas mais necessitadas, que sobrevivem com quantias ínfimas de recursos. Prahalad acredita que as empresas tem muito a ganhar focando seus negócios na base da pirâmide social. Para o mesmo, as empresas não só saem ganhando, como também acabam ajudando estas pessoas.

Exemplos recentes das aplicações das ideias de Prahalad são do banco indiano de microcrédito, Grameen Bank, que tem como fundador Muhammad Yunus, que inclusive ganhou um prêmio Nobel da paz por isto, e o projeto da rede Wal-Mart, Loja da Comunidade, que oferece preços bem abaixo do mercado, além serviços grátis, como emissão de documentos, clínica médica, cursos profissionalizantes, serviços bancários e acesso à internet.

Alguém aí acha que empresas como o Grameen Bank e o Wal-Mart fazem isso simplesmente por serem boazinhas? Claro que não! Muito pelo contrário, são empresas que já perceberam os benefícios de se pensar diferente. Aliás, "pensar diferente" também é algo tido como essencial nas ideias de Prahalad, que acreditava no aprendizado coletivo e na capacidade de compartilhar.

_________________________________________


O pensador indiano, Coimbatore Krishnarao Prahalad, conhecido como C. K. Prahalad, morreu no dia 16/04/10, em San Diego, nos Estados Unidos.

De acordo com jornais norte-americanos, a família informou apenas que ele morreu após uma doença breve. O guru da Riqueza na Base da Pirâmide tinha 68 anos e era um dos mais conceituados do mundo dos negócios, além de já ter ganhado prêmios importantes, como o McKinsey Prize, que premia o melhor artigo da década publicado na Harvard Business Review. Também foi o primeiro homenageado pelo Lal Bahadur Shastri, Instituto de Administração da Índia, em 2000, pelas contribuições à gestão de negócios e à administração pública.




0 comentários: