segunda-feira, 26 de abril de 2010

26/04 - Dia Mundial da Propriedade Intelectual


Pessoal, vamos fazer com que o nosso conhecimento tácito gere riquezas e contribua para o conhecimento do país.

O Brasil registra tão poucas patentes quando comparado a países de ponta, que não podemos deixar este dia passar em branco.

Segue um texto que saiu no Gazeta do Sul.

Fonte: Gazeta do Sul.

"Neste dia 26 de abril celebramos o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, que em 2010 completa seu 10º ano de comemoração com o tema “Inovação – ligando o mundo”. Apesar da propriedade intelectual estar constantemente ligada ao cotidiano de nossas vidas, muitas pessoas ainda desconhecem seus conceitos e não reconhecem sua presença. Encontramos neste dia uma oportunidade de incentivar os povos a pensar sobre o papel da propriedade intelectual e sobre sua importância em estimular e em proteger a inovação, fazendo canalizar uma força aos desenvolvimentos econômico e cultural. A propriedade intelectual movimenta o mundo atual!

As inovações tecnológicas possibilitam um mundo globalizado, no qual o sistema de propriedade intelectual se destaca como agente motivador e desenvolvedor de novos conhecimentos. Graças ao sistema de propriedade intelectual que existe a possibilidade da busca e proteção por novos mercados, criando tecnologias, desenvolvimento, geração de conhecimento e de riquezas.

A fim de que possamos esclarecer o quanto a propriedade intelectual está presente em nosso cotidiano, destacamos que a mesma abrange a propriedade industrial (marcas, patentes, desenhos industriais, indicações geográficas e proteção de cultivares), bem como os direitos autorais e conexos, entre outros. Essas são as ferramentas na captura das faculdades de valores de criação e conhecimento, na promoção do desenvolvimento econômico e cultural.

De forma geral, a propriedade intelectual busca proteger aquelas criações que decorrem do emprego do intelecto, ou seja, de avanços humanos na ciência, no negócio, na tecnologia, bem como nas artes, no qual se objetiva garantir aos seus inventores ou responsáveis o direito de privilégio de usufruir de criação, através de uma outorga legal do Estado, por determinado período de tempo.

A propriedade intelectual é a ferramenta chave hoje existente para a geração de riqueza e melhoramentos de processos, bem como o enriquecimento da nossa cultura global. Que nesta data possamos plantar a semente do sucesso, consequentemente no interesse do negócio para fazer o melhor uso de seus recursos intangíveis, abraçando as oportunidades oferecidas pelo sistema da propriedade intelectual.

A aceitação universal e o uso estratégico da propriedade intelectual oferecem uma oportunidade para que os indivíduos, os negócios e os países convertam seus recursos criativos nos recursos econômicos capazes de gerar riquezas e de contribuir para um futuro mais seguro."


Isabel Grunevald/Pós-graduanda em Direito Tributário e assistente administrativa do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc

3 comentários:

JohnnyPereira disse...

O Brasil está mudando isto, o maior problema é que muitas coisas do Brasil acaba sendo patentiado fora, mas isto mudará conforme as coisas vão evoluindo

Fernando Biondi disse...

Olá Victor! Conheci hoje o seu interessante blog "Querer Empreender". Convido-o a visitar os as páginas do Papo de Bolsa, Personalidades do Mercado e Artigos FB.

Segue endereços:
http://www.papodebolsa.com/
http://www.papodebolsa.com/entrevista/
http://www.papodebolsa.com/artigosfb/

Parabéns pelo trabalho,

FB

Elaine disse...

Bom dia Victor, vim te avisar que coloquei no meu Blog a imagem do sol, que vc tem e dei seu crédito, espero que não fique zangado, pois participo de uma Blogagem coletiva sobre cores, que hoje é o laranja e adorei o esse sol, se quiser ver me faça uma visitinha, vou adorar.
elainepozzutoartes.blogspot.com
Tenha uma excelente semana!