sexta-feira, 16 de abril de 2010

Uma empresa de varejo batendo uma de petróleo?


Diz o antigo ditado, proferido por John D. Rockfeller: "O melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada. O segundo melhor negócio é uma empresa de Petróleo mal administrada". Em suma, o petróleo é algo que sempre dá dinheiro, independente de como você toca o negócio. Modéstia a parte, eu discordo. Quem já leu o livro Os magnatas talvez concorde comigo. Rockfeller era um "psicopata" em corte de custos e boa administração, o que tornou seu conglomerado um monstro no início do século XX.

Afirmações sobre a indústria do petróleo a parte, eis a matéria com a qual me deparo: "Wal Mart supera ExxonMobil e volta ser a empresa com maior receita nos EUA".

Mas como?

O Wal Mart é um monstro do varejo. Um exemplo de empresa bem administrada, que investe altos recursos em logística, tecnologia e negociação com fornecedores, conseguindo reduzir suas margens operacionais a ponto de oferecer produtos com bons preços.

O Petróleo não é o melhor negócio do mundo?

Desconheço quais são as margens do varejo, mas acredito que devam ser bem menores que a do Petróleo. Ou seja, o Wal Mart pode estar faturando mais do que a Exxon, mas seu lucro talvez não seja maior. Apesar disso, destaco a importância para uma boa administração. Aliás, essa é uma das maiores preocupações de um dos homens mais ricos do mundo, Warren Buffet. Todas as empresas nas quais ele investe são conhecidas por terem gestores excelentes.

Mesmo havendo uma diferença entre as margens de lucro, ver uma empresa de varejo de tamanho porte e faturamento, é um exemplo e tanto. Fiquei impressionado com a matéria.

Segue a mesma para vosso conhecimento.


SÃO PAULO - O Wal Mart, considerada a maior rede de varejo do mundo, retomou a liderança da lista elaborada pela revista Fortune e é a empresa norte-americana com maior receita, com US$ 408,2 bilhões acumulados em 2009.

A segunda posição da lista Fortune 500 ficou para a gigante do setor petroquímico ExxonMobil, com US$ 284,6 bilhões de receita, seguida por Chevron (3º), General Electric (4º), Bank of America (5º), ConocoPhillips (6º), AT&T (7º), Ford (8º), JPMorgan Chase (9º) e Hewlett-Packard (10º).

Destaque também para a empresa administrada por Warren Buffett, Berkshire Hathaway, com a décima primeira colocação, além de General Motors (15º) e AIG (16º), agora controladas pelo governo dos EUA.




1 comentários:

JohnnyPereira disse...

Mas não tem como negar que Wal Mart é enorme e mundial, o petroleo tem muitas variações no mercado, mas não sabia dessa concorrencia do Wal Mart pensava que ela concorria somente com outros varejistas xD