terça-feira, 3 de março de 2009

Jovens empreendedores de sucesso: Garret Yazzie, 16 anos


O gênio inventor:

Garret Yazzie queria ser uma celebridade quando inventou um aquecedor para casas que usa um radiator Pontiac 1967 e latas de soda de alumínio 69. O menino de 13 anos estava apenas procurando uma forma de aquecer o trailer da sua família em uma reserva indiana em Navajo, no Arizona, onde não havia água corrente e nem energia elétrica.

A invenção despertou a atenção do país e ele conquistou o primeiro lugar na Feira de Ciência e Engenharia Americana e Indiana, além de ficar em 40º lugar no desafio do Discovery Channel, em Washington. A Universidade do Arizona criou uma matéria com o nome de Yazzie e, em abril do ano passado, o programa Extreme Makeover presenteou sua família com uma nova casa.

No ano seguinte, ele inventou uma roda de água usando uma bobina conectada a uma bicicleta andando a 10 quilômetros por hora e a um alternador. A bobina produzia energia suficiente para alimentar um refrigerador, por exemplo. Novamente, ele venceu a Feira de Ciência e Engenharia e foi semifinalista do concurso do Discovery.

Hoje ele estuda em Clarkston, em Michigan, e espera retornar ao Arizona e construir uma máquina que produza dispositivos geradores de energia alternativa.

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, pela energia, que outros jovens busquem esses mesmo ideais. Não desista jamais dos meus inventos.