sexta-feira, 4 de março de 2011

Carteira Victinhu Investimentos - Fev/2011


Ao contrário do mês passado, o Ibovespa fez bonito esse mês. Mas a carteira Victinhu teve um mês excepcional, batendo em pouco mais de três vezes o Ibovespa. Tudo graças a Petrobras.

Vejamos os resultados.

Rentabilidade mensal: o mês de fevereiro foi bom pra bolsa. O Ibovespa teve uma valorização de 1,22%, puxada, principalmente, pela Petrobras, que teve forte alta devido à crise na Líbia. Como a minha carteira é composta basicamente por Petrobras, acabei me beneficiando, além de ter feito um ótimo lançamento de opções no mês. Enquanto o Ibovespa fechou em 1,22%, minha carteira se valorizou incríveis 3,74%.

Alocação no início de Fevereiro: não fiz nenhuma alteração na carteira no final de janeiro. Sendo assim, minha alocação continuou da mesma forma. Minha estratégia continua sendo acumular papéis com boa liquidez, como Petrobras e Vale, para realizar o lançamento de opções.





Alocação no final de fevereiro: o mês de fevereiro terminou com a minha posição em PETR4 um pouco mais diluída, mas achei melhor não mudar a alocação. Com essa crise rolando na Líbia, passei o mês monitorando o preço de PETR4 para poder lançar opções. Felizmente, minha decisão se mostrou acertada. Quando o preço passou de R$29, lancei PETRC30 pegando um bom prêmio. Poucas horas depois e nos dias a seguir, o preço da ação começou a ceder. Com o dinheiro do prêmio aproveitei para reforçar minha posição no fundo Rio Bravo (FFCI11) e também na poupança. Confesso que ainda não defini como manterei a minha alocação, nem pensei em como fazer o rebalanceamento da carteira, mas tenho pensado em algo como, 40% em ações, 20% em FII, 30% em títulos e 10% na poupança.





RENTABILIDADE MENSAL





1. Ações: conforme eu já havia comentado, PETR4 teve forte valorização na minha carteira. Foi ela quem fez eu bater o Ibovespa em pouco mais de três vezes. PETR4 subiu incríveis 5,43%. Meses como esse de fevereiro são difíceis de ocorrer. A despeito da crise e da forte valorização das petrolíferas, espero que essa situação se resolva logo, pois é péssimo para quem trabalha lá, além de já terem ocorrido muitas mortes.

2. Fundos Imobiliários: continuarei reforçando a minha posição neste tipo de investimento. Tenho tido boa rentabilidade com FFCI11, que teve uma valorização de 1,52% em fevereiro, e o dinheiro com alugueis é uma mão na roda. Por enquanto tenho recebido pouco, mas a medida que eu for reforçando a carteira, espero ter um bom fluxo de caixa mensal com recebimento de alugueis. Mais uma vez, a decisão de reforçar FFCI11 se mostrou acertada. Comprei na hora certa. A paciência tem feito eu tomar boas decisões ultimamente.

3. Renda fixa reforcei a minha posição na poupança esse mês, pois tive que tirar dinheiro pra pagar as famosas despesas de início de ano. Infelizmente, um tremendo "barbeiro" bateu de moto no meu carro na semana passada. Então terei uma despesa que não estava esperando. O dinheiro vai ter que sair da poupança, porque é pra isso que ela serve mesmo. Tanto a poupança como os títulos NTNB com vencimento em 2015, tiveram rentabilidades na faixa de 0,6% em fevereiro.


ALOCAÇÃO DE ATIVOS




Conforme eu já havia comentado, não mexi em nenhum ativo que possuía. Apenas reforcei a minha posição no FII e na poupança. Se a bolsa continuar nesse ritmo e a Petrobras confirmar a alta, aí mesmo é que manterei a carteira do mesmo jeito. Por hora, vou reforçando e/ou comprando outros ativos à medidas que sobrar dinheiro.

_________________________________________


A novidade boa no mês de fevereiro foi eu ter convencido a minha namorada a começar a investir comigo. Ela mudou de emprego e vai começar a receber um salário bem melhor do que ela recebia antes. Então, depois de muito sacrifício, a convenci da importância de ter uma reserva e se planejar para o futuro. Ela fez um pequeno aporte na carteira no início do mês.

Veremos se ela se manterá firme na decisão. Rs...

Um abraço para todos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Começou bem hein Victinho!

Parabéns pela excelente rentabilidade.

Seria interessante uma maior diversificação nas ações para que seu rendimento geral não fique tão atrelado a PETR4.

Abraços!