segunda-feira, 10 de maio de 2010

Depois de ajuda à Grécia Ibovespa dispara. E agora?



Todo mundo que investe sabe do ano "chato" que estamos vivendo na bolsa. Com exceção de alguns poucos papéis, boa parte das ações vem andando de lado, ou seja, não estão tendo grandes variações para baixo ou para cima. O Ibovespa veio esbarrando nos 71000 pontos por diversas vezes, até que a Europa começou a demonstrar sua fragilidade. A partir daí só ví os meus lucros indo embora. Mas por que esse vai e vem? Por que as pessoas não investem nas empresas de verdade, acreditando no potencial de crescimento? Basta uma notícia ruim pra todo mundo tirar o dinheiro fora. Será que o Brasil é tão afetado assim por essa crise lá do velho continente?

Só sei que hoje o Ibovespa teve uma alta espetacular. E por quê? Porque resolveram ajudar a Grécia. Pelo menos é isso que está na mídia. Será que foi isso mesmo? Esse vai e vem forte não me cheira muito bem. Nós, pequenos investidores, que ficamos nesse turbilhão louco, temos que tomar muito cuidado para não perdermos as nossas economias. Os fundamentos das empresas não mudaram em nada, continua tudo a mesma coisa, mas ainda assim somos penalizados. Os grandes saem ganhando o deles, afundam os preços, e depois chegam em massa comprando barato. Bom, esses movimentos também não deixam de ser interessantes para ganhar dinheiro, mas aí você tem que estar bem ligado. Eu arriscaria dizer que vale muito a pena comprar umas opções com o valor bem próximo do patamar atual para poder vender em seguida. Aliás, eu já o fiz.

Felizmente não estou desesperado com os últimos acontecimentos e venho fazendo uma boa gestão da minha carteira. Mesmo com pouca experiência, já tá dando pra perceber o quanto a paciência ajuda na hora de investir. Deixei de ganhar muito mais no ano passado por causa de euforia. Esse negócio de ficar entrando e saindo de papel é pra quem opera grandes volumes e tem muita experiência de mercado. Se você, como eu, começou há pouco tempo, não perca seu tempo tentando fazer dinheiro com variações de centavos. É mais válido aprender a operar opções e se defender fazendo hedge.

Enfim, acho que teremos alguns pregões tranquilos pela frente. Por hora, a a Europa tá segurando a onda por lá. O negócio agora é esperar a próxima notícia chata pra poder comprar mais ações. Sim, esses momentos de desespero são ótimos pra comprar. E falando em desespero, é bom não ficarmos só ligados no que acontece lá na Europa. Os EUA, apesar de estar se recuperando devagar, ainda está frágil. E quem viu o lance da Argentina querer vetar os produtos brasileiros? E parece que não são só brasileiros. Eles estão tentando defender a economia interna com essas restrições, mas acredito que esse não seja o melhor caminho para eles. Apesar de tudo, o Brasil perde dinheiro se eles quiserem vetar produtos nossos. Mais um detalhe pra ficar de olho.

E vamos deixar rolar...

_____________________________________


Agradeço à todos que estão sempre visitando e mandando e-mails e aproveito para pedir desculpas pela falta de frequência de atualização. Ando super ocupado no trabalho e nas faculdades. To com tanta coisa pra fazer que o blog tá em segundo plano mesmo. Sempre que puder, estarei postando alguma coisa. Muito em breve, estarei divulgando o meu trabalho de conclusão de curso de engenharia pra vocês poderem dar uma olhada. É isso gente.

Um abraço para todos.

1 comentários:

JohnnyPereira disse...

Eu não estava sabendo sobre esse lance da Argentina, irei procurar me informar, compreendo a ausensia eu tambem não tenho tempo para quase nada nesses meses, fica com Deus, valeu pelas informações abraço!