terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Que susto!


E aí pessoal, tudo bem com vocês?

Eu, enfim, retornei de férias. Depois de quase 40 dias em casa, emendando dia de folga, com carnaval e férias, estou de volta pra postar com mais frequência e visitar os blogs e sites que gosto de ler. Por incrível que pareça, eu acessei muito menos o computador nas férias do que quando estou em atividade.

E porque o susto?

Bom, o susto foi quando abri a minha planilha de acompanhamento de ações e rodei a macro para puxar os preços das ações no mercado. Quando realizei esta operação, reparei que o preço da Gafisa estava em R$13,90, sendo que ontem o papel estava valendo mais de R$26,00. Já pensou perder 50% em um dia? TÁ DOIDOOOO!.

A verdade, quando fui ver com mais calma, é que os acionistas aprovaram um desmembramento de ações. Ou seja, eles dividiram o preço da ação pela metade, mas dobraram a quantidade de ações que eu tinha. Em resumo, dá na mesma. Mas que foi um susto, isso foi.

Como novato no mercado de ações, eu nunca passei por isso. Já ouvi dizer que o desmembramento de ações permite que pequenos acionistas tenham a chance de comprar os papéis mais baratos no mercado, o que, em tese, aumenta a procura, que também aumenta o valor das ações. Entretanto, também já ouvi dizer que nem sempre é vantagem. Só o tempo vai dizer.

Continuarei comprado nas minhas ações da Gafisa - que incorporou a Tenda há pouco tempo, entrando de cabeça no mercado voltado para a classe C da população - acreditando que no longo prazo, o projeto Minha Casa Minha Vida, iniciado no governo Lula, renda bons frutos para mim.

É isso aí pessoal. Estou de volta...

2 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ VICTOR! QUE BOM QUE VC VOLTOU. ADMIRO MUITO SUAS NOTAS, E SEMPRE ACOMPANHO SUAS DICAS SOBRE LIVROS. TERMINEI DE LER A BOLA DE NEVE, INDICADO POR VC, E ADOREI. GOSTO DE CONHECER PESSOAS COMO VC, QUE DIVIDE SEU CONHECIMENTO, NISSO VC SE PARECE COM O WARREN...RSRS. CONTINUE ASSIM. UM ABRAÇO. PATRICIA

JohnnyPereira disse...

Que Bom que voltou!=D