segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Antônio Ermírio de Moraes e o Grupo Votorantim


No mês passado comprei uma revista que tinha uma reportagem com a trajetória completa do grupo Votorantim e da família Ermírio de Moraes. Sempre soube que a Votorantim era uma grande empresa e que, mesmo com sua magnitude, continua sendo familiar (Não tem ações na bolsa). Entretanto, nunca imaginei que fosse ficar fascinado ao conhecer toda a trajetória da família.

Hoje eu deixo um pouquinho da história de um dos homens que fez o grupo Votorantim ser o que é hoje:

"Uma lição Antonio Ermírio jamais esqueceu. “Era garoto quando ameacei matar uma andorinha. Meu pai tinha um vizinho alemão, robusto e defensor da natureza, que tomou o estilingue da minha mão. Nunca mais pensei em matar uma mosca sequer”, contou ele a ISTOÉ. Sorte de poucos, um império já o esperava quando nasceu, a 4 de junho de 1928, em São Paulo. Alfabetizado no tradicional colégio Rio Branco, decidiu seguir a trilha do pai, José Ermírio de Moraes."

Em 1945, partiu para o Colorado, nos EUA, para se formar engenheiro metalúrgico na mesma faculdade do patriarca, a Colorado School of Mines. “No dia da minha viagem chovia muito. Os passageiros estavam com os pés lambuzados de lama e o avião decolou com o chão forrado de jornal.” Da temporada americana, ele se lembra com nostalgia. “No Natal fui convidado para jantar na casa do professor que eu mais gostava. Isso foi a maior honraria que já recebi na vida.” Apelidado de Tony pelos colegas americanos, viveu quatro anos num quarto de pensão ao preço de US$ 10 ao mês. Para economizar, comeu muito sanduíche. Certo dia, um amigo veio correndo lhe contar que ele havia tirado a maior nota da turma, 97. No único dia em que provou uísque na vida, o empresário descobriu que havia nascido com um rim só. Foi socorrido no hospital americano e saiu de lá com a seguinte recomendação: beber muita água.


O retorno ao Brasil, em 1949, não foi tão amistoso como ele esperava. Assim que o pai pôs os olhos no filho em casa, alertou: “Há muito trabalho pela frente. Vou lhe dar um salário e fazer uma experiência com você. Se não der certo, não vou lhe contratar.” No mesmo dia Antonio Ermírio encarou seu primeiro dia de trabalho numa das fábricas do grupo Votorantim.
Bastaram seis anos para ele anunciar sua primeira vitória, a fundação de sua própria firma, a Companhia Brasileira de Alumínio, em 1955. Em 1962, Antonio Ermínio assumiu todas as empresas e o grupo não parou de crescer. Inaugurou fábricas de cimento, zinco e níquel. Sem reclamar, ele diz que desde que pisou na Votorantim não tira férias. “Mas minhas viagens de trabalho têm sabor de aventura.” Nos anos 70, estava no Ceará em busca de jazidas de cobre. A ausência de restaurantes o obrigou a passar 15 dias comendo fruta-de-conde.

Terno surrado

Em 1986, abocanhou 1,1 milhão de eleitores concorrendo ao governo do Estado de São Paulo pelo PTB - perdeu para Orestes Quércia. “Meu pai dizia que política é suja para um homem de empresa e eu o desobedeci”, disse o empresário, que se desculpou ajoelhado ao túmulo do pai. Há dez anos investe no teatro. Brasil S/A, peça de sua autoria que estreou em 1996, foi escrita quando ele viajava para Londres, nas 18 horas do vôo. Pediu alguns guardanapos de papel e em cima do cardápio escreveu a peça que já estava em sua mente há tempos. “Para escolher o nome de um dos personagens, abri o cardápio. A primeira palavra que li foi camarão. É isso, o meu personagem se chama Camarão!”
Casado com Maria Regina e pai de nove filhos, é um homem de hábitos simples. Costuma ouvir atento os pedidos de emprego que recebe ao ser reconhecido nas ruas. Dispensa seguranças, não usa carro blindado e - dizem as más-línguas - veste sempre o mesmo terno surrado. Nem aparenta o empresário que, em 1996, foi apontado pela revista americana Forbes como um dos mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em US$ 5 bilhões.

12 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber em que revista saiu esta matéria ... Luciana

Anônimo disse...

Gostaria de saber em que revista saiu esta matéria ... Luciana

Unknown disse...

Sr. Antônio Erminio de MOraes tenho uma padaria e gostaria de obter a sua ajuda pra sair do caos que ela se encontra se pasivel ajuda-me!

Anônimo disse...

EDGAR CARVALHO( VERDEJANTE-PE)
ADMIRO MUITO A VIDA DESTE HOMEM.FICO FASCINADO EM LER COMO ELE ALCANÇOU FORMAR ESSE IMPÉRIO... GOSTARIA MUITO DE CONHECER PESSOALMENTE. Sr.ANT.ERMÍRIO ME DER O PRAZER DE UMA COMUNICAÇÃO!! EMAIL: edgar_carvalhomatias@hotmail.com

heuler disse...

PAIZINHO,POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO URGENTE

HEULER

Anônimo disse...

PAIZINHO,SE O SR.ME AMA MESMO COMO ME FALAVA,POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO.

PRECISO MUITO FALAR COM O SR.

HEULER

heuler disse...

ola ,
olha eu sei que o Dr. antonio nao olha seu blog , mas sei que seus funcionarios olha e passa para ele o que tem de mais interesante , entao por favor , diga a ele que heuler kennedy e rosi bernardes precisa falar com ele urgente , ele sabe de que se trata, e sabe como falar comigo ,por favor . obrigado .

Delei. disse...

Realmente. Homem de Exemplo! Trabalhei em uma das Unidades da VCP de Celulose e Papel e percebe-se pela política da empresa, a diferença de outras, e a preocupação que eles priorizam o colaborador. E também por gostar de Educação ele me inspirou bastante e disso saiu o site para divulgar o xadrez: www.edukabrinke.com.br só gostaria que el me desse alguns papeís para distribuir nas escolas...hehe e o mais incrivel é que já apertei a mão desse homem! Nessa época que ele concorreu ao Governo, veio em minha cidade e desceu de helicóptero no campo do lado de casa. A criançada foram todas para lá. Ganhei reguinha, caneta, adesivo no peito e ele deu a mão para todos nós e nunca me esqueci de seu nome. Não deu pra admirálo como polítioc. Mas admiro como Empresário, Educador e ser humano. Gostaria mesmo é de jogar uma partida de xadrez com ele num domingo de churrasco....hehee

Unknown disse...

Olá Victor!
Gostaria de saber qual resvista você leu sobre a história do Antônio Ermínio de Moraes?
Tenho um seminário para fazer, e ele é o meu tema. Gostaria de contar com a sua ajuda, obtendo essa informação!
Desde já agradeço.
Atenciosamente,
Roberta Barcellos

(betinha.bef@hotmail.com)

deca bonfa disse...

estou lendo um livro de t.harv eker que me instiga a ler sobre sua biografia sou pobre mas estou a procura de ter uma mente milionaria ;que Deus abençoe a familia do sr.ermírio

Welington disse...

Bom dia a todos

Venho humildemente através desse e-mail para pedir uma ajuda , sei que não me conhece , mas acredito que minha história pode tocar em seu coração. Meu nome é Welington Lourenço da Silva , 40 anos ,casado , pai de 02 filhos menores. Estou desempregado já algum tempo , minha última colocação foi como Analista Financeiro. Sempre fui um profissional responsável e eficiente nas minhas obrigações profissionais. O Mercado de trabalho tem se mostrado preconceituoso com pessoas que estão chegando aos 40 anos , profissionais como eu que tem muita experiência acaba ficando sem opção de trabalhar na sua área. Por isso peço com toda humildade, que se algum de vcs for empresários , comerciantes ou pessoas que possa indicar meu currículos para uma vaga de trabalho serei grato por toda minha vida , tenho 2 filhos para criar e educar e minhas reservas financeira já acabaram e minha dispensa de alimentos também , minhas contas básicas como água , luz, telefone entre outras já estão vencidas a mais de 30 dias. Que Deus ilumine o caminho de todos e que lhe seja acrescentado Paz , Saúde e Prosperidade a todos. Um forte abraço de um simples cidadão que busca seu lugar ao sol.
Se Puder encaminhar esse e-mail para seus contatos também ajuda.
Atenciosamente
Welington L. Silva
11-9760-5581 (vivo)

Luciane disse...

Boa tarde, gostaria de completar que Sr.Antonio Ermirio é um homem muito inteligente e batalhador, meu tio avo que ja é falecido sempre falou muito bem dele gostaria de ter oportunidade de conhece-lo eles foram muito amigos Nestor Pereira(meu tio-avo)também gostaria de poder trabalhar em uma das empresas do grupo como posso encaminhar meu c.v. seu meu email: lucianemanfredi@yahoo.com.br

Obrigado e parabens pela materia.