quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Invento de estudante Brasileiro - Máquinas de lavar menos vibrantes


Mais um exemplo de criatividade, empreendedorismo e potencial do Brasileiro.

"O estudante Rafael Onohara Campos, da USP de São Carlos, criou um dispositivo de controle passivo, chamado absorvedor, que diminui em até 35% a vibração das máquinas de lavar roupas.

Sob a orientação do professor Rodrigo Nicoletti, Rafael desenvolveu seu protótipo para participar de um concurso promovido por uma grande empresa do setor.

Máquina de lavar com acelerômetro

"No início deste ano, recebemos uma máquina de lavar e uma quantia em dinheiro para montar o protótipo", conta o estudante. "Tínhamos apenas três meses e meio para montá-lo, realizar todos os testes, coletar seus resultados e escrever um relatório detalhado", relata Rafael.

Para alcançar os resultados propostos, ele teve que construir três protótipos. No final, ele optou por contar com a ajuda de acelerômetros, que foram posicionados em alguns pontos da máquina de lavar. "Primeiro medíamos a vibração da máquina sem o absorvedor e depois medíamos novamente com o dispositivo. Dessa maneira, podíamos saber quanto o absorvedor diminuía a vibração," conta ele.

Máquinas "vibrantes"

O equipamento promete chegar ao mercado para melhorar a satisfação do consumidor, uma vez que o habitual e desconfortável ruído produzido na fase de centrifugação das máquinas deverá diminuir drasticamente. Sem contar as máquinas que balançam tanto que chegam a sair do lugar.
Os pesquisadores alertam que o novo dispositivo deverá ser adotado na linha de produção das máquinas de lavar, pois não serve para ser adaptado como um acessório a ser adquirido separadamente."
________________________________________




Mudando de assunto (totalmente), gostaria de agradecer a minha colega Ciça, do e-promoter, pelo selo que ela me repassou.



Pra quem curte tecnologia e novidades aconselho visitá-la. É uma pessoa antenada, que entende do assunto e de uma simpatia e tanto.

6 comentários:

Camila :) disse...

maneiro neh :)
e qntaa criatividade e inteligencia tambem neh auhhau

bejoo

Cecilia Alfaya disse...

Ahhh Victinhoo, vc merece! obrigada pelos elogios!! até mais ne.. já que eu sempre passo por aqui! rsrs
beijos!

Fernanda Magalhães disse...

Vic, parabéns pelo selo...Parabéns pelo blog, tudo lindo :)


E Estou indo na ciça!

Camila :) disse...

postaa maais :)
posteihoje viu

bejooo

Alessandra Castro disse...

Má e o sexo em cima delas? Eu li na Nova essa opção! :D

Tamy disse...

Esse invento é ótimo... ainda mais pra quem mora em ap. Não posso lavar roupas a noite e nem muito cedo pq os vizinhos ficam incomodados com o barulho!!!

seria show ter uma máquina menos barulhenta...

beijos