quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Brasileiro é segundo em competição de robótica simulada promovida pela Microsoft


Fico impressionado com o nosso potencial intelectual. Uma pena não termos tanto recurso, investido na área acadêmica, pra que mais exemplos como esse possam ocorrer.

Agência Fapesp, 01/09/2008:


Competindo com mais de 6,5 mil pessoas de 77 países, Jackson Matsuura, professor do Departamento de Sistemas e Controle do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), conquistou o segundo lugar no Primeiro Desafio da Liga de Robótica Simulada

Internacional - RoboChamps.

A competição é promovida pela Microsoft para demonstrar a plataforma Microsoft Robotics Developer Studio. Além de Matsuura, apenas mais um competidor foi premiado: Dave Sprague, dos Estados Unidos, outro apaixonado pela robótica e que ficou em 1º lugar.


Robôs simulados

A RoboChamps, que é aberta a estudantes, professores, pesquisadores em robótica e desenvolvedores de todo o mundo, oferece ambientes realistas em três dimensões, versões simuladas de robôs reais e desafios instigantes em diferentes cenários computacionais.
Os competidores têm a oportunidade de programar robôs simulados para completar uma série de desafios, que exigem habilidades específicas tanto dos robôs como dos competidores.


Navegação robótica

O desafio foi navegar um robô em um labirinto cheio de armadilhas. Das mais de 6,5 mil pessoas que fizeram o download da plataforma para participar, apenas Matsuura e Sprague foram capazes de fazer com que o robô navegasse para fora do labirinto e, por isso, serão premiados com robôs reais.

Sprague receberá um modelo CoreWare Corobot, no valor aproximado de U$ 3,2 mil, e Matsuura ganhará um Boe-Bot Kit, que custa cerca de U$ 210.

Com a conquista, os dois também terão o direito de disputar vaga nas finais da RoboChamps que, segundo a organização, ocorrerão durante a Microsoft's Professional Developers Conference, que será realizada de 27 a 30 de outubro, em Los Angeles.

3 comentários:

Alessandra Castro disse...

Oh realmente impressionante, de futuro garantido mesmo! \o/

Bem Resolvida disse...

te mandei um meme!!!

Cecilia Alfaya disse...

Oii.. estou fazendo uma pesquisa no meu blog e adoraria que você participasse.. vai ser muito importante a colaboração de todos os meus parceiros! Obrigada!