quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Novas descobertas na área do pré-sal serão da União e do Brasil

É pessoal, agora é pra valer. O governo do presidente Lula já definiu quais são as estratégias para a exploração do petróleo na tão falada camada de pré-sal:

1° Serão garantidos os blocos já leiloados e respeitados os contratos assinados;

2° Não será mais concedido à iniciativa privada ou à Petrobras nenhum novo bloco nessa área ou na franja do pré-sal, pois Lula decidiu que o regime a ser adotado será o de partilha de produção;

3° Será mesmo criada uma empresa estatal, não operacional, para gerir todos os contratos de exploração do pré-sal;

4° O Brasil terá um regime misto de exploração do petróleo, sendo de concessão para áreas de alto risco exploratório e de partilha de produção para o pré-sal.

Teoricamente, a nova estatal - apelidada pelo pessoal do mercado de "Petrosal" - não irá competir com a Petrobras ou demais empresas. Entretanto, as mesmas não poderam mais ter concessões na região do pré-sal. Resumindo, qualquer nova descoberta nessa área pertence ao governo.
A nova empresa não será como a Petrobras e deve trabalhar com o regime de contratos. Todos, é claro, sobre sua total responsabilidade.

Não sei até que ponto isto é bom para o Brasil, e nem para a Petrobras, mas é fato que Lula está tendo uma política de proteção, já que o mundo todo está de olho em nossas descobertas. Os que andam revoltados são os acionistas, pois a Petrobras pode deixar de ganhar milhões, no futuro, devido a nova lei.

Só espero que essa nova estatal foque os contratos com a Própria Petrobrás e/ou com alguma outra empresa Brasileira. Quem sabe a OGX, de Eike Batista.

É esperar pra ver...

5 comentários:

compliicadiinha disse...

sim sim.
� verdade , mas acho qe vai demorar at� encontrar essa pessoa! qdo eu me alegro pqe toi 'gostando' de um carinha, eu j� fico enjoada dele! :/

bjooos

Camila :) disse...

passando rapidoo xd



;*

Juliana Dacoregio disse...

Olá! Vc disse que queria pesquisar sobre o "cara da TAM" que citei lá no blog da La Maligna... Bem, se você quiser mesmo, ele é meu tio. Posso te passar mais informações.
abraço

Camilla disse...

Pois é, temos que proteger bem o nosso patrimônio...

Beijos

Alessandra Castro disse...

Hahahaaha...Oi? Brasil p/ frente? Proteger o que é nosso? Dúvido.