segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A idéia a partir de uma dificuldade: Método de avaliação profissional.


Já ouviu falar em Herb Greenberg?

Não?

Tem certeza?

Você já fez algum teste de capacidade ou para definir sua personalidade? Provavelmente sim...


Herb Greenberg, é um deficiente visual que criou um método de avaliação profissonal inovador e diferente. Começou sem nenhum crédito - apesar de ser super gabaritado - e só conseguiu o sucesso quando a GM (General Motors) resolveu apostar na sua invenção.


Confira um pouquinho da história dele.




Se fosse possível descrever Herb Greenberg em apenas uma palavra, esta seria superação. O empresário norte-americano que perdeu completamente a visão ainda criança, após uma doença grave, tirou do preconceito a força para inventar sua própria fórmula do sucesso e ajudar outros a fazer o mesmo. Hoje com 78 anos, Greenberg é presidente de uma das maiores consultorias em gestão de talentos do mundo: a Caliper Estratégias Humanas. Seu inovador método de avaliação profissional, desenvolvido e aprimorado durante quatro décadas de pesquisa, já foi utilizado por FedEx, Caterpillar, Johnson & Johnson e aplicado em mais de 2,5 milhões de pessoas, desde jogadores de basquete até presidentes de organizações multinacionais.
A história profissional de Greember começou aos 22 anosde idade no departamento de Bem-estar social da cidade de Nova York."Minha função era ajudar pessoas pobre a arrumar emprego", expliCA.Ironicamente, três anos mais tarde. era ele mesmo que encontradificuldade para entrar no mercado de trabalho. "Eu havia acabadode concluir meu doutorado pela universidade Nova York e preenchimais de 600 solicitações para vagas em todo país, desde magistério,serviço social até consultoria", lembra. "Recebi alguns pedidosde entrevista, mas quando informava que era cego, desistiam", conta.
Os frequentes episódios de rejeição fizeram Greenberg tirar dosobstáculos a motivação para superar seus limites. Em pouco tempo,tornou-se professor assistente da Texas Tech University e, mais tarde, daRutgers University, no estado de Nova Jersey. Enquanto lecionava,foi contratado por uma grande companhia de seguros para analisardetalhadamente todos os testes psicológicos disponíveis na épocae determinar se algum podia predizer a capacidade de um indivíduoser bom vendedor. "Gastamos cerca de três meses observando as avaliaçõesexistentes e não descobrimos nada que pudesse prever o sucesso das vendas", diz.Mas a execução desse projeto despertou em Greenber seu espírito empreendedor.
Com a nova oportunidade em mente, o então professor usava os momentos de folga da sala de aula para desenvolver seu método de avaliação profissional. Após quatro anos de pesquisa, decidiu deixar a universidade para começar seu próprio negócio em parceria com seu colega David Meyer. Em 1961, fundou a Caliper com US$ 15 mil dólares emprestados de uma pequena corretora de valores. Greenbergrelata que oinvestimento não era suficiente para sustentar uma empresa recém-criada nos Estados Unidose, ao mesmo tempo, manter a sua família e a do seu sócio por muito tempo. "Mas tínhamos confiança de que estávamos na direção certa", conta.
Além do orçamento apertado, o jovem empresário enfrentava outro desafio: o descrédito. "Podíamos fazer o que nos propusemos,mas na época as pessoas não sabiam disso e não acreditavam em nós.tentar convencê-las se tornou nosso trabalho". Já com todas as suas economias consumidas em poucos meses, Greenberg estava prestes a fechara empresa. Até que um dia foi contatado pela General Motors."Era um executivo de visão da GM que decidiu apostar na nossa idéia deavaliar potencial e prever sucesso". Diz Greenberg.
A história da Caliper tomou um rumo diferente a partir dessa parceria. A consultoria ganhou recursos, validou suas pesquisas, e Greenberg passou a escrever artigos para conceituadas revistas de liderança e marketing. O mais destacado deles, publicado em julho de 1964 na Harvard Business Review, deu início ao processo de expansão internacional da Caliper, a princípio para a Inglaterra e Espanha.
O objetivo inicial da empresa era utilizar o teste, que ficou conhecido como Perfil Caliper, para prever o sucesso de vendas de profissionais de diversas companhias – uma das atividades mais importantes da consultoria até hoje. Mas Greenberg logo descobriu que tinha produzido uma ferramenta muito mais abrangente. A partir de 1981, seu método de avaliação começou a ser utilizado na seleção de atletas para equipes universitárias e profissionais de basquetebol, basebol e futebol americano. “Colocávamos ótimos times na quadra”, lembra. Inclusive, foi por essa técnica de seleção de talentos que o jogador brasileiro Nenê passou antes de entrar para a principal liga de basquetebol do mundo, a National Basketball Association (NBA).
Meio séculoCom quase meio século de vida e 21 aprimoramentos, o Perfil Caliper ainda é usado por treinadores de equipes esportivas famosas como Orlando Magic e Los Angeles Lakers. O método ganhou espaço também entre executivos de grandes empresas como Boticário, Renault e Wal-Mart. No total, cerca de 27 mil organizações de 39 países já utilizaram os serviços de treinamento, capacitação e desenvolvimento pessoal da Caliper.
Greenberg, quando questionado sobre o segredo do sucesso, aponta fatores como sorte, inteligência para saber aproveitar oportunidades, apoio de pessoas que depositaram confiança no seu trabalho e uma boa medida de ousadia para começar o que parece loucura. Foi assim que o executivo reinventou o modo de avaliar pessoas e prever sucesso profissional.
Muito interassante não?
Se quiser ler mais um pouco, entre no link acima.


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