terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Resultado dos meus investimentos - Dezembro de 2014



Nem parece que já tem mais de um mês desde o meu último post. As coisas têm estado bastante corridas para mim, então ando não tendo muita disposição para escrever e fazer os fechamentos da carteira aqui para o Blog. Mas deixando a reclamação de lado e fazendo uma força para o post sair do papel, vamos aos resultados de Dezembro de 2014 e fechamento do ano de 2014.

Todos sabem que 2014 não foi um ano fácil para os investimentos. Várias empresas derreteram na bolsa e o próprio Ibovespa teve o segundo pior mês do ano em Dezembro. Poucos investidores profissionais conseguiram arrancar algum leite dessa pedra.

Da minha parte, estou muito orgulhoso das minhas decisões em 2014. Foi um ano de amadurecimento para mim. Errei e acertei. Mas tenho a certeza que acertei muito mais do que errei. Vocês poderão ver mais abaixo que eu fique abaixo do Ibovespa no ano, mas o motivo está explicado neste post. Agosto foi simplesmente o melhor mês de 2014, mas por ter confiado o meu dinheiro a uma estratégia de Long & Short da minha corretora, acabei me dando mal. Em um mês que a bolsa subiu 9,78% eu perdi -7,61%. 

Vejam a comparação minha carteira e o Ibovespa em 2014:


Deixei bem destacado o mês da minha perda. Fiquei muito abatido, pois nunca na vida, nem nos meus primeiros passos nos investimentos, tive uma perda tão grande no mesmo mês. Se eu não tivesse colocado o meu dinheiro em lugar nenhum e o meu rendimento tivesse sido ZERO em agosto, eu teria batido o Ibovespa e ficado em 4,8% positivo em 2014. Nada mal quando comparado ao nosso principal índice acionário, mas ainda assim abaixo da inflação no ano. Em tese, não respeitei àquela regra básica dos investimentos: nunca perder dinheiro.

Mas vamos falar de Dezembro. No último mês do ano eu coloquei na carteira mais alguns lotes de PETR4 e também adicionei o fundo imobiliário CTXT11 à carteira. Estou tentando manter a proporção de 50% em renda fixa e os outros 50% distribuídos em fundos imobiliários, ações e fundos de investimento. 

Se você está achando que sou louco porque investi em Petrobras, sim, pode me chamar de louco. Mas a verdade é que a Petrobras está operando a múltiplos muito baixos. Existe uma torrente que é contra o investimento, pois a ação ainda pode cair mais e nós não sabemos as consequências da investigação Lava Jato, mas também existe gente apostando na empresa. Quem aí viu que George Soros adquiriu uma boa participação na empresa? O tubarão ataca novamente. Estará ele sozinho contra a maré? Bom, antes de ler o anúncio de que ele estava comprando eu já havia adquirido alguns lotes. Na verdade estou comprando desde Outubro a cada vez que enxergo preços atrativos. Meu objetivo, conforme já falado em outros posts, é usar as ações para fazer Hedge e remunerar a carteira. Pretendo fazer lançamentos cobertos e talvez comprar opção a seco com o prêmio das vendas. Não sou expert em opção, mas vou fazer tudo com muito cuidado e investindo uma parcela não tão grande do patrimônio.

Para vocês terem uma ideia, tive uma perda de quase 23% com Petrobras em Dezembro, mas aproveitei a queda para comprar mais e espero que 2015 seja diferente. Felizmente o restante da carteira compensou um pouco essa perda grande em Petrobras. Meu resultado, conforme a tabela acima, foi de -1,71% no mês.

Alguém aí afim de apostar em Petrobras em 2015? Seja qual for a sua resposta, pode deixar aí a sua opinião se quiser. Será muito bem vinda.

Vejam como fechou a minha distribuição no fim de Dezembro.


Estou fechando esse post por aqui, pois, como falei no início, estou com pouco tempo e disposição para entrar em mais detalhes, mas acredito ter coberto o básico do que venho fazendo e no que venho colocando o meu dinheiro. 

Que 2015 seja um ano melhor para os nossos investimentos. 


0 comentários: