Olá amigos! É com prazer que estou de volta para postar mais uma vez os resultados dos meus investimentos para vocês. Estou há um mês sem atualizar o blog, pois ando muito atarefado no trabalho e sem tempo para fazer o fechamento para compartilhar aqui.
Devido a essa ausência de 30 dias, estou colocando em um post os resultados de Outubro e Novembro. Procurarei ser breve no post, mas não deixarei de comentar as movimentações que foram feitas.
Para quem vem acompanhando, sabe muito bem que esse ano tive um rombo por conta de uma decisão errada em Agosto, quando deixei o meu dinheiro para a administração de terceiros. Salvo esse mês de Agosto, o restante tem sido até bom se comparado ao Ibovespa.
Em Outubro e Novembro resolvi fazer algumas mudanças e a minha expectativa é de conseguir bons resultados no longo prazo. Vamos às movimentações.
OUTUBRO
Em Outubro tive um rendimento de 1,03%, enquanto o Ibovespa se valorizou 0,95%. O IBOV veio de uma ressaca feia do mês de Setembro, quando foi fortemente atingido pelas eleições e pela perspectiva da Dilma ganhar as eleições na época. Com uma queda tão grande, principalmente por conta da Petrobras, muitas ações ficaram baratas e o mercado aproveitou para ir às compras, fazendo com que algumas ações se valorizassem em Outubro e dando uma quebrada na queda do mês anterior.
Aproveitando essa queda, resolvi fazer uma compra também. E a minha compra foi justamente em uma daquelas ações mais afetadas pelo mercado: Petrobras. Adquiri alguns lotes de PETR4 e desde então o objetivo é acumular aproveitando o preço baixo, para em seguida ficar operando opções.
Por que operar opções? E por que Petrobras?
Minha perspectiva é que a Petrobras não caia abaixo dos R$11,00, mesmo que o preço do Barril caia um pouco mais do que o valor atual. Se estou certo não sei, mas é o que eu acho. Como a ação está operando perto do set estabelecido por mim, então estou aproveitando para acumular mais posição. A expectativa é que em 2015 tenhamos um mercado baixista ou, no máximo, andando de lado. Esse tipo de situação é ótimo para se operar vendido e remunerar a carteira. Essa é uma das formas que estou buscando para tentar sair no positivo no ano que vem. E a escolha da Petrobras se deu porque as opções são muito líquidas.
O único movimento de compra que realizei em Outubro foi esse. Consegui resultado positivo em todos os ativos da carteira, exceto pelo FII BRCR11. Falando em FII, as perspectivas não são muito boas para esse tipo de investimento se você estiver buscando ganhar com a valorização das cotas, pois com o aumento da taxa de juros os fundos são fortemente impactados. Por outro lado, se você está buscando uma renda extra com aluguel, tem bastante FII com preço interessante. É só pesquisar!
NOVEMBRO
Novembro não foi um mês muito bom, nem para mim e nem para o Ibovespa. Tive uma perda de -0,73%, enquanto o Ibovespa valorizou pífios 0,07%.
O mercado parece já ter digerido a nova equipe econômica e a falta de novidades que possam dar um fôlego fez com que o Ibovespa ficasse quase que 100% de lado. Está complicado fazer dinheiro esse ano.
Para quem investe em renda fixa o mês também não foi muito bom. Dois dos títulos que possuo tiveram perdas acima de 2% no mês, além disso o FII BRCR11 novamente teve uma queda feia, afetando em boa parte o meu resultado. Além destes dois fatores, ainda fiz uma pequena mudança na minha carteira.
Eu estava comprado em um CDB do banco Merril Lynch e resolvi vendê-lo para investir 50% do valor em uma LC da Omni e os outros 50% em um fundo multimercado da minha corretora. Apesar de ter pago um alto imposto de renda por ter entrado e saído rápido do CDB, o custo de oportunidade compensa no longo prazo, pois essa LC está pagando 118% do CDI, enquanto o CDB pagava 100% somente.
Com relação ao fundo multimercado, nunca tive experiência com esse tipo de investimento, mas o histórico do fundo tem sido relativamente bom, ficando, na média, acima do CDI desde a abertura do mesmo. Em um mercado baixista é bom você ter o seu dinheiro aplicado em diferentes tipos de investimento e/ou mercados, fazendo com que você diminua o seu risco. A vantagem do investimento é poder contar com o auxílio de profissionais e também de ter a oportunidade de investir em vários mercados que você sozinho talvez não conseguisse. Vamos ver o que vai dar. Do dia em que comprei até o fechamento do mês o resultado já ficou no negativo em -0,93%, mas não podemos nos estressar. Investimento em mercado variável é assim mesmo.
Além dessa mudança de posição, aproveitei novamente a queda da Petrobras para adquirir mais ações. E essa estratégia vai continuar.
Vejam abaixo após esses dois meses como ficou a composição da carteira o meu histórico de rendimentos.
Composição da carteira
Estarei sempre buscando manter, no mínimo, 50% dos meus investimentos em renda fixa. Gosto de correr risco, mas não sou bom o suficiente para bater o mercado somente me arriscando na renda variável.
Conforme já comentado acima e em outros posts passados, Agosto não foi um mês bom para mim. Entrei uma estratégia com terceiros administrando que foi péssima. No melhor mês do ano para o Ibovespa eu tive a maior perda. Enfim, agora é correr atrás para recuperar.
E é isso amigos. Não deixem de me visitar e fiquem a vontade se quiserem tecer comentários ou ter mais esclarecimentos. E para quem ainda não leu a série sobre grandes investidores que estou fazendo, sugiro fortemente ir em outros posts para trás e ler. Tenho certeza que vocês vão curtir.
0 comentários:
Postar um comentário