sexta-feira, 25 de maio de 2012

Por uma pequena ideia


Este post é sobre um empreendedor muito especial. Um empreendedor que você provavelmente não conhece, mas que traz no espírito a vontade de fazer o bem e de afetar positivamente a vida das pessoas. Se a sua ideia sair do papel, não tenho dúvidas de que muitos serão beneficiados. E eu afirmo aqui, com 100% de certeza, que se essa história vingar ela vai ser noticiada amplamente, servindo de exemplo para que mais pessoas apoiem a sua ideia e se engajem em ajudar o próximo. A seguir você confere um exemplo de como se nasce uma ideia e o início de uma história de empreendedorismo social que ainda tem muito pela frente.

Adam Cow Coop, 26, Australiano, teve uma ideia baseada numa conversa de 10 minutos que teve com um amigo brasileiro em setembro de 2009. Na ocasião, seu amigo contou que foi voluntário numa  pequena escola em uma comunidade no Brasil. Ele trabalhou 3 horas por dia, 2 ou 3 vezes por semana, durante 6 meses consecutivos.

As atividades da escola eram, basicamente:
  • Ensinar o básico de inglês para crianças;
  • Prover café da manhã a base de cereais e almoço, que muitas vezes era a única real fonte de nutrientes e alimento durante o resto do dia de alguns estudantes; 
  • Fornecer algum tipo de orientação para essas crianças que muitas vezes não têm pais amorosos presentes para educá-los.
A escola funcionou com pouco ou nenhum suporte do governo e sobreviveu a base do dinheiro do próprio voluntário e de doações, mas eventualmente teve que ser fechada por falta de apoio e recursos.

A conversa em questão não era sobre a escola em sí, mas sim sobre um garoto chamado Rodrigo, que vivia na periferia em uma pequena cidade do interior no Brasil em constante perigo e sem qualquer direção ou educação apropriada. Rodrigo foi criado pelos seus avós e não tinha qualquer esperança de um futuro feliz e seguro... E ele tinha apenas 9 anos.

Rodrigo era um menino de bom coração, que sob a orientação do amigo de Adam Cow estava saindo de uma possível vida de drogas, gangues e violência para um caminho mais feliz. Infelizmente, após a escola ter fechado, o amigo de Adam perdeu contato com Rodrigo. Sabe-se lá o que aconteceu com o jovem menino depois.

Rodrigo é um exemplo do que acontece com milhares de crianças na mesma situação, que não tem quaisquer esperanças de uma vida segura e saudável.

Dessa conversa de 10 minutos surgiu um ímpeto em Adam. Vou transcrever exatamente o que ele disse na página que ele criou no Facebook:

"Aquela conversa de 10 minutos ficou na minha mente. Mesmo após eu e meu amigo tomarmos rumos diferentes em nossas vidas, ela me fez pensar sobre as milhões de pessoas que estão na mesma situação do Rodrigo."

Adam começou a pensar que deveria ajudar essas pessoas de alguma forma. Desse forte ímpeto surgiu uma pequena ideia, que acabou se transformando em uma missão que já está em curso. Adam planeja pedalar 4800km de Perth até Sydney angariando fundos para abrir uma nova escola no Brasil. 

Segundo palavras do mesmo, esta jornada não visa só angariar fundos, mas também será um documentário de como uma pessoa sem uma carreira profissional e qualquer dinheiro no bolso pode realmente ajudar e afetar o futuro da sociedade, mesmo que de pequenas maneiras.

Eu, particularmente, estou muito ansioso para saber que rumo essa história vai tomar. E você?

___________________________________________________

Se você quer saber mais sobre como anda a jornada de Adam, visite sua página no Facebook: Modern Day Nomad 

Visite o perfil de Adam no Facebook: Adam Cow Coop

Se abrir a página de Adam no Facebook, não deixe de curtir. Quanto mais likes a página tiver mais impacto sua ideia irá causar. Existe algum motivo para não curtir? Essa é realmente uma boa causa e eu tenho orgulho de postar sobre o Adam aqui no blog. Ele é um cara engraçado e está sempre comentando sobre as experiências que vem vivendo nesta incrível jornada e postando fotos. Ele tem todo o meu respeito e apoio. Espero conhecê-lo a tempo de ir embora de Sydney.

3 comentários:

Arlindo Armando disse...

Victor, gostei muito da iniciativa deste homem, mais uma prova de que qualquer pode fazer o que quiser caso tenha vontade, até mesmo conseguir do zero o dinheiro para construir uma escola em outro país.
Vou retratar esse história no meu blog profissaoempreendedor.com, se me permitir é claro :)

Abraços, Arlindo Armando

Anônimo disse...

Foi muito interessante de ler. Eu quero citar seu post no meu blog. Pode? E você et uma conta no Twitter?

Victor Ventura disse...

Fiquem a vontade para publicar a história, desde que façam a devida citação.

Um abraço!