domingo, 15 de janeiro de 2012

Carteira Victinhu Investimentos - Fechamento de 2011


Mais de 4 meses se passaram desde o meu último post aqui no blog e muitas mudanças aconteceram. Me mudei de casa aqui na Austrália, desviei boa parte dos meus investimentos para a poupança, meu inglês tem melhorado, visitei Bali e Tailândia e renovei meu visto para permanecer por aqui até o início de agosto. Juntando esse tempo de Austrália mais os meus planos de ir para Nova Zelândia, serão exatos 12 meses fora do Brasil. Sair do meu antigo emprego e fazer uma viagem como essa tem sido uma das melhores coisas que já fiz na vida.

Agora vamos ao que interessa. No último post foram apresentados os resultados até agosto. Neste de hoje apresentarei todos até o fim do ano, mas será apenas um resumo, pois não tenho tido tempo de ficar mexendo na planilha e preparando os gráficos. Com a minha mudança, infelizmente estou apenas usando a internet do Iphone, que não é lá essas coisas.

Segue o resultado de setembro até dezembro e o acumulado de 2011.


Conforme pode ser visto, bati o Ibovespa em todos os meses, com exceção de outubro. O motivo de tal diferença deve-se ao fato de eu ter tirado boa parte do meu dinheiro das ações para investir na poupança. Com a minha viagem para Austrália quis deixar um dinheiro seguro em caso de emergências. Sendo assim, perdi boa parte das altas que aconteceram, principalmente em PETR4, onde está concentrada boa parte dos meus investimentos.

Infelizmente o fuso horário aqui na Austrália não tem me ajudado a investir no mercado brasileiro. Para poder acompanhar e fazer meus lançamentos eu preciso ficar acordado de madrugada. Na falta de tempo para fazer análises e ler sobre o mercado, tenho preferido não fazer lançamentos de opções. Pelos meus cálculos, se eu não tivesse tirado o dinheiro da bolsa eu teria fechado o ano no positivo, bem melhor do que o Ibovespa, que ficou em -18,10%.

O ano de 2011 foi um aprendizado e tanto pra mim. Profissionalmente eu estava bem quando decidi vir para a Austrália, melhorei gradativamente a minha forma de investir e tomei a maior decisão da minha vida, que foi largar o meu emprego pra poder crescer ainda mais no futuro. Espero que 2012 seja um ano ainda melhor, principalmente para a nossa economia. A bolsa não estava pra peixe em 2011, mas 2012 já começou prometendo.

Peço desculpas antecipadamente pelo post rápido e pela falta de tempo em atualizar o blog. Achei que a vida aqui em Sydney seria menos corrida, mas não tem sido em nenhum sentido, principalmente porque decidi trabalhar aqui para poder não ter que ficar gastando meu dinheiro do Brasil. Enfim, se alguém ainda me visita, não deixe de me visitar. Farei novos posts esse ano.

Um abraço e feliz 2012 para vocês.



1 comentários:

Warverson Silva Santos disse...

Finalmente, pensei q vc tinha desistido do blog. Vc se saiu bem ano passado, levando em conta o indice Ibovespa, eu tbm mi sai bem (com um lucro de 19,8%). Continue escrevendo, gosto muito de seus posts. Tchau, feliz 2012.