quarta-feira, 15 de junho de 2011

Carteira Victinhu Investimentos - Maio/2011


Mais uma vez, com a correria do trabalho, demorei a soltar a postagem com os resultados de maio. O bicho tá pegando pro meu lado na empresa (quem me acompanha no twitter sabe bem), então tenho postado muito pouco aqui no blog, além de também não estar conseguindo visitar os blogs que acompanho. Enfim, demorou bastante, mas os resultados estão aí.

Rentabilidade mensal: pelo segundo mês consecutivo, a carteira Victinhu ficou no negativo e abaixo do Ibovespa. Entretanto, comparado a abril, o resultado ficou bem próximo do Ibovespa. Se a Petrobras continuar em queda, como vem fazendo nos últimos dois meses, a tendência da carteira é se aproximar do Ibovespa, podendo até ficar pior do que a mesma. O grande problema de não diversificar é esse, ficar refém da rentabilidade de um ativo, que pode comprometer seus resultados e aumentar o risco da carteira. Vejamos as rentabilidades mês a mês e o acumulado até agora:

Rentabilidade mensal

Comparado ao Ibovespa a carteira Victinhu continua bem, mas devo manter o olho aberto para novas possibilidades de investimento. Continuo mantendo a minha posição em realizar lançamentos cobertos com PETR4, mas devido as quedas consecutivas e a volatilidade do papel, não tenho conseguido achar bons pontos para lançar com segurança. Vejamos como será no próximo mês.


Alocação no início de maio: a alocação no início de maio manteve-se a mesma do final de abril.

Alocação no início de maio


Alocação no final de maio: não houve nenhuma compra no mês de maio, mas a triste notícia é que tive que mexer na poupança. Conforme já havia dito em outros posts, mantenho uma reserva na poupança para o caso de necessidades mais especiais, então, apesar de não ser frequente, de vez em quando faço resgastes nessa conta. No início do mês passado tive a infelicidade de derrubar o meu Iphone 3G do último andar da escada do shopping aqui em macaé. Não tenho ideia da altura, mas com certeza é algo próximo dos 10 metros. Vocês podem imaginar o estado do celular depois, né? Então, tendo em vista todos os contatos, anotações e agendamentos que eu tinha no celular, não pude deixar de comprar um outro para fazer backup. Infelizmente a Oi não tem promoções para resgate de celulares, então tive que comprar um Iphone no "pau" - A VISTA - porque eles não dividiam. Já que ia gastar pra comprar outro, acabei comprando o Iphone 4 de vez. Além da retirada para o Iphone 4, também tirei uma quantia a mais para poder fazer uma revisão boa no meu carro. Com isso a alocação acabou ficando da seguinte forma ao fim de maio:

Alocação no final de maio


RENTABILIDADE MENSAL POR ATIVO




1. Ações: PETR4 mais uma vez fez feio no mês. Em abril a queda foi de -10,35%, enquanto em maio tivemos mais uma queda, dessa vez de -5,75%. Essas duas quedas bruscas e consecutivas comprometeram fortemente os resultados da carteira Victinhu, que vinha tendo um desempenho ótimo até março. Parece que o mercado vem penalizando a ação por não acreditar nos frutos do pré-sal. Pelo menos não por ora. Preciso ficar com o olhar mais atento para as oportunidades de lançamento coberto com essa ação, mas o trabalho tem me mantido muito afastado do computador. O fato de ter ficado sem meu Iphone atrapalhou mais ainda, pois não pude acompanhar os preços enquanto estive fora. Perdi vários pontos de lançamento com isso, mas isso não significa que desistirei da minha estratégia.

2. Fundos Imobiliários: FFCI11 parece ter encontrado uma resistência forte em R$1,80. A cota passou poucas vezes desse valor no mês, fechando com o mesmo preço do mês passado. O aluguel, que é muito bem vindo, vem se mantendo da mesma forma que os outros meses, independente do preço. Se FFCI11 não passar desse topo, pode ser interessante vender e partir pra um novo investimento.

3. Renda fixa: a poupança teve uma alta mais expressiva em maio, por outro lado, o título NTN-B com vencimento em 2015 teve uma queda de -1,63%. Conforme já falei anteriormente no post, infelizmente tive que retirar dinheiro da poupnça para cobrir o rombo do meu telefone e fazer a revisão no meu carro. Com a queda do título, vale a pena ficar de olho na variação do IPCA, pois a tendência era de alta até então. Isso deixa os títulos atrelados a este índice bem atraentes.


ALOCAÇÃO DE ATIVOS





Sem mais delongas, a alocação vem se mantendo nos mesmos ativos desde o início do ano. Para o mês seguinte prometo novidades na alocação. Já vou adiantando que comprei uma ação de uma instituição financeira, pois fui stopado em FFCI11. Mas esses resultados vocês verão no início do mês que vem.

0 comentários: