terça-feira, 12 de abril de 2011

Carteira Victinhu Investimentos - Mar/2011


Depois de muito protelar, consegui parar e escrever este post. Pelo terceiro mês consecutivo - será que tá virando moda? - consegui bater o Ibovespa. E dessa vez não foi a Petrobras que motivou a subida, apesar de eu ter feito um ótimo lançamento de opções coberto no mês anterior com ela.

Vejamos os resultados.

Rentabilidade mensal: o Ibovespa fechou março com 1,8% de rendimento, enquanto a carteira Victinhu ficou com 2,44%. Comecei o mês vendido em PETRC30, que foi lançada no final de fevereiro, quando a ação bateu em R$29,00. Como a ação começou a perder força na escalada, prefiri correr o risco de deixar o vencimento passar. A estrela do mês foi o fundo Rio Bravo (FFCI11), que teve uma valorização de incríveis 9,55%, sem contar o rendimento com os alugueis.

Alocação no início de março: não fiz nenhuma alteração de fevereiro para março, então minha alocação no início do mês ficou exatamente a mesma do fechamento anterior.















Alocação no final de março: no final do mês terminei com a posição em PETR4 mais diluída e fiz um pequeno aporte com dinheiro da namorada na poupança, só para chegar com um mínimo de 10% neste tipo de investimento. O lançamento no mês anterior venceu e eu não fui exercido, pois PETR4 estava abaixo de R$30,00. Para os meses seguintes, pretendo reforçar a minha posição no título NTN-B com vencimento em 15/05/2015, que tem me agradado muito. A poupança, infelizmente, vem perdendo pra inflação, e me dá uma agonia profunda ter que ver o dinheiro lá sendo corroído, mas me preocupa o fato de não ter liquidez no caso de alguma emergência. Então manterei sempre alguma posição nessa modalidade de renda fixa.















RENTABILIDADE MENSAL
















1. Ações: PETR4 teve uma desvalorização de 0,18%, mas felizmente não comprometeu o mês, mesmo tendo grande peso sobre a carteira. Continuarei mantendo a estratégia de fazer lançamentos cobertos para rentabilizar a carteira e comprar mais ações.

2. Fundos imobiliários: FFCI11 está me fazendo MUITO feliz. A cota teve uma forte subida no mês e valorizou-se 9,55%. Não estou contando nesta valorização o rendimento dos alugueis, se não com certeza a rentabilidade estaria facilmente nos 10%. Manterei a minha posição neste fundo e ficarei de olho para saber se vale a pena continuar investindo nele. Por hora estou deixando um stop para saída. O meu preço médio em FFCI11 é de R$1,50, então deixarei o stop em algo em torno de R$1,60, só para não sair perdendo no caso de uma queda forte. Não acredito que abril será de grandes altas como foi março.

3. Renda fixa: dei um pequeno reforço na poupança com o dinheiro que a minha namorada deixou comigo para investir. Pretendo manter a poupança em torno dos 10% na carteira. Para os meses subsequentes, pretendo reforçar a minha posição no título NTNB150515, que também está me fazendo muito feliz.


ALOCAÇÃO DE ATIVOS

















Sem muitos comentários, a alocação terminou quase da mesma forma que o mês passado. PETR4 vem prometendo alta há muito tempo, mas ela está patinando e andando de lado faz muito tempo. Pelo terceiro mês consecutivo tive sucesso quando comparado com o Ibovespa, então não vou fazer nenhuma alteração para os próximos meses. Manterei a estratégia de lançar opções e vou reforçar minha posição em FII e renda fixa.

Um abraço para todos

0 comentários: