segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Carteira Victinhu Investimentos - Jan/2011


Bom, conforme eu havia comentado neste post há um tempo atrás, vou começar a disponibilizar a minha carteira para vocês aqui no Querer Empreender.

Rentabilidade mensal: o mês de janeiro não estava pra peixe. o Ibovespa teve uma queda de -3,94%, enquanto a carteira Victinhu teve uma queda de -0,94%. Como o meu colega blogueiro Henrique sempre diz, a alocação de ativos é muito importante para a manutenção da nossa tranquilidade. Se a minha carteira tivesse uma alocação melhor, é bem possível que eu não ficasse negativo no mês. Na pior das hipóteses reduziria mais as perdas.

Alocação da carteira no início de Janeiro: a minha estratégia é, basicamente, acumular papéis que tenham boa liquidez para o lançamento coberto de opções. Atualmente venho acumulando papéis da Petrobras, e no início de janeiro mais de 70% da minha carteira estava composta por PETR4. Como sabemos, a Petrobras não vem tendo um bom desempenho nos últimos meses, o que me deu uma levantada foi a poupança e o fundo Rio bravo (FFCI11).

Só uma observação pra vocês entenderem a questão das opções: enquanto o dia do vencimento delas não passa, o valor das opções lançadas entram como negativas no balanço.



Alocação no final de janeiro: o meu lançamento de opções no fim dezembro com vencimento em janeiro não foi muito feliz. Amarguei um pequeno prejuízo, mas aproveitei o fato de ser exercido em PETR4 para comprar título do governo. Enfim, continuarei mantendo a minha estratégia de acumular papéis para lançamento de opções, mas também vou tentar outros tipos de investimentos. Sendo assim, após o vecimento das opções, a minha alocação no fim do mês ficou da seguinte forma.



Observação importante: o dinheiro que invisto na poupança é para despesas de curtíssimo prazo. No mês de janeiro fiz retiradas dela para o pagamento de IPVA e outras contas a mais.


RENTABILIDADE MENSAL




1. Ações: até o presente momento, a carteira de ações está composta somente com PETR4. então o rendimento da carteira de ações foi o mesmo rendimento que tive com a Petrobras no mês de janeiro, que foi -1,68%. No ano passado me desfiz de algumas ações, como a Gafisa e Ecodiesel, para reforçar a minha posição na Petrobras. Acredito piamente no possibilidade de ganhos neste papel, que encontra-se subvalorizado frente aos seus pares no mercado, mas o mercado não tem nos provado o contrário até o momento. Como a minha estratégia é ficar lançando opções, pretendo continuar acumulando este papel. Entretanto, tendo em vista o fraco resultado da empresa, pensarei em dar uma reforçada com outras ações. Ando pensando em comprar HYPE3 e AMBV4.

2. Fundos imobiliários: confesso que não conhecia esta modalidade de investimentos até conhecer o blog do Henrique, HC Investimentos. Minha decisão de comprar FFCI11 se mostrou acertada. O fundo rendeu 1,42% no mês de janeiro, além de ter me dado um rendimento de 0,68% sobre o valor que investi no fundo. Preciso dizer mais? Apesar de ter fechado o mês com somente 11,9% de participação na carteira, foi esta modalidade que deu uma segurada nas pontas no mês.

3. Renda fixa: atualmente a carteira de renda fixa está composta de uma pequena parcela com a poupança e um título NTN-B, com vencimento em 15/05/2015. Tive um pouco de dúvida na hora de calcular a rentabilidade do papel pelo preço, pois achei um preço de venda e outro de compra. Sendo assim, depois de trocar uma mensagem com o Henrique, cheguei a conclusão de usar o preço de compra. Tendo em vista os meus custos para adquirir o título, mais o preço do mesmo, fechei com um rendimento de -0,58% do preço de compra no fim de janeiro.

ALOCAÇÃO DE ATIVOS

Cada vez mais venho entendendo a importância de fazer uma boa alocação de ativos. Sei que a minha carteira está composta de poucas opções, mas isto deve-se ao fato de uma gestão passada, que vou tentar modificar ao longo deste ano. Procurarei não me desfazer dos papeis que tenho da Petrobras, mas buscarei fortificar as outras áreas, comprando mais algumas ações, títulos e outros fundos imobiliários.

A alocação ao final de janeiro ficou da seguinte forma:



__________________________________________


Demorei um pouco mais do que eu queria para fazer este post. Além de eu ter mudado um monte de coisas na minha planilha de investimentos, também ando sem tempo para deixar as coisas de uma forma mais apresentável para postar aqui no blog. Sendo assim, espero trazer posts com mais detalhes e informações ao longo do tempo. O processo será de melhoria contínua. Não tenho a pretenção de me tornar um blogueiro profissional, muito menos de influenciar alguém com as minhas decisões, mas quero muito que isto aqui se torne um canal para que eu possa colher opinões, trocar ideias e fazer amizades.

Deixo um agradecimento a todos que me enviam e-mails e me visitam aqui no blog. Deem suas sugestões de melhorias ou critiquem. Tudo será bem vindo.



0 comentários: