quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Terminei de ler O andar do bêbado


O autor do livro, Leonard Mlodinow, é um daqueles caras que pega um assunto complexo e o explica de forma que fica fácil para qualquer leigo no assunto entender. Ele é Phd em física, professor, já escreveu séries famosas, como Star Trek, e colaborarou, com Stephen Hawkins, no livro Uma nova História do Tempo.

O Andar do Bêbado - não julguem o livro pelo nome - trata de como o acaso interfere em nossas vidas. O autor passeia por toda a história da probabilidade e da estatística e cita diversos exemplos fáceis de compreender, nos fazendo entender que nem sempre uma pessoa bem sucedida, ou mal sucedida, tanto faz, está naquela situação por causa de seu potencial.

Achei o livro fantástico e indico para qualquer pessoa, seja ela interessada em probabilidade e estatística ou não. O livro nos mostra "o outro lado da moeda" e muitas vezes nos faz perceber o quanto somos enganados por nós mesmos, o quanto julgamos os outros e o quanto cometemos enganos. A verdade é que o cérebro humano não foi preparado - ainda - para lidar com eventos probabilísticos.

Vale a pena pessoal. Esse eu atesto.

O andar do bêbado

1 comentários:

Luana M V Braga disse...

Ih... olha quem eu achei! Muito sem querer MESMO! rs
Dei uma olhada no blog "por cima". Mas já deu pra perceber que tem um tema bacana, bem desenhado, focado, tem seu público e finalidade.
Ao contrário do meu, que nem ganhou o end. ideal (lavagem Cerebral) pq já havia um dono Portugues! Não tem foco, compromisso, público, desenho, nada.rs No inicio achei que tinha finalidade, mas ela se esvaiu faz tempo!
Algo que comecei escrever e fui escrevendo, escrevendo... nada pra ser lido! Só pra ser guardado. Mas tá lá... wwwluanamendes.blogspot.com

Aliás, já lí esse livro.
Antes de ler O Simbolo Perdido. Se vc já leu, deve saber que nóetica, depois de estatística, causa um reboliço nas nossas convicções. Eu descobrí que tenho pouquissimas na vida, nenhuma nesse viés. Mas são coisas que gosto de acreditar. rs

Bom, sucesso no blog, boas férias e td de bom pra ti!

Fique com Deus.. com a energia... que a massa dos seus pensamentos atraiam "boas gravidades" rsrsrs

Luana M Vianna Braga.